Comportamento de pesquisa da informação de usuários de portais corporativos

Andréa Carla Marques da Silva, Kelley Cristine Gonçalves Dias Gasque

Resumo


Introdução: Os portais corporativos são importantes nas organizações competitivas por transcenderem a busca, recuperação e disseminação de informação entre os stakeholders, contribuindo para a cultura de interação e compartilhamento de conhecimentos.

Objetivo: O artigo apresenta resultado de pesquisa de mestrado que analisou o comportamento de pesquisa informacional dos usuários de portal corporativo na Eletronorte.

Metodologia: O modelo de busca da informação de Wilson (1981), com enfoque nas necessidades cognitivas de usuários de fontes de informação agregado à proposta de Dias (2001b) são elementos para caracterização do portal corporativo. A pesquisa utiliza abordagem quantitativa e qualitativa na análise dos dados coletados.

Resultados: Os principais fatores que estimulam a busca da informação no portal são a centralização do acesso a informações e documentos, com a devida divulgação, além da promoção do compartilhamento de informação entre os públicos-alvo da organização.

Conclusões: O Portal do conhecimento representa fonte de informação qualificada para a tomada de decisão e disseminação do conhecimento organizacional. A ausência de uma política voltada para o letramento informacional e para a cultura de compartilhamento de informação entre usuários são potenciais obstáculos à pesquisa da informação em portais corporativos.


Palavras-chave


Comportamento de Pesquisa da Informação; Busca da Informação; Tomada de Decisão; Portal Corporativo; Eletronorte

Texto completo:

PDF

Referências


AMARAL, Sueli Angélica (Org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: Universidade de Brasília, 2007.

BAPTISTA, Sofia Galvão. Técnicas de marketing para gestores de unidades de informação. In: AMARAL, S. A. (Org.). Marketing na ciência da informação. Brasília: UnB, 2007. Cap. 5.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e alto desempenho. São Paulo: Atlas, 2007.

BELKIN, Nicholas J. Information concepts for information science.

Journal of Documentation, London, v. 34, n. 1, p. 55-85, mar. 1978.

BIREME. Tutorial de pesquisa. Disponível em: http://revistashisa.bvs.br/help/operadores.htm>. Acesso em: 2 set. 2014.

BITENCOURT, Cláudia Cristina. A gestão de competências gerenciais: a contribuição da aprendizagem organizacional. 2001. Tese (Doutorado em Administração) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/1793>. Acesso em: 22 jan. 2011.

BRAGA, Kátia Soares. Aspectos relevantes para a seleção de metodologia adequada à pesquisa social em Ciência da Informação. In: MUELLER, Suzana Pinheiro Machado (Org.). Métodos para a pesquisa em ciência da informação. Brasília: Thesaurus, 2007. p. 1739.

CASSARRO, Antônio Carlos. Sistemas de informações para tomada de decisões. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson, 2003.

CHOO, Chun Wei. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. 2. ed. São Paulo: SENAC, 2006.

CORRÊA, Elizabeth Saad. Comunicação digital e seus usos institucionais. In: KUNSCH, Margarida Maria Krohling (Org.). Gestão estratégica em comunicação organizacional. São Caetano do Sul: Difusão, 2008. p. 169-184.

COURTRIGHT, Christina. Context in information behavior research. Annual Review of Information Science and Technology, White Plains, v. 41, p. 273-306, 2007.

DIAS, Cláudia Augusto. Portal corporativo: conceitos e características. Ciência da Informação, Brasília, v. 30, n. 1, p. 50-60, jan./abr. 2001b. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/ci/v30n1/a07v30n1.pdf >. Acesso em: 14 mar. 2011.

DIAS, Cláudia Augusto. Métodos de avaliação de usabilidade no contexto de portais corporativos: um estudo de caso no Senado Federal. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) – Universidade de Brasília, Brasília, 2001a.

ELETROBRAS ELETRONORTE. Eletrobras Eletronorte tem a melhor TI do setor elétrico. Informativo Novo Tempo. Brasília, ano 1, n. 7, out. 2010. Disponível em: http://www.eln.gov.br/opencms/export/sites/eletronorte/modulos/novoN orte/arquivosNT/NovoTempo007.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2011.

ELETROBRAS ELETRONORTE. Portal do conhecimento. Disponível em: http://ucel.eln.gov.br/portaldoconhecimento/>. Acesso em: 2 fev. 2011.

ELETROBRAS ELETRONORTE. Relatório de sustentabilidade 2012. Brasília, 2012. Disponível em: https://issuu.com/eletrobraseletronorte/docs/relatorio_de_sustentabilida de_2012>. Acesso em: 11 set. 2013.

ESPACIALIDADE. In: Houaiss online. Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/>. Acesso em: 2 set. 2014.

FERNANDES, Amarildo da Cruz. Conhecimento e aprendizagem organizacional em perspectiva. In: ENEGEP, 4., 1999, Natal. Anais... Natal: ABEPRO, 1999. Disponível em: http://www.abepro.org.br/biblioteca/ENEGEP1999_A0995.PDF>. Acesso em: 26 out. 2010.

FORMA ERGONÔMICA. In: Houaiss online. Disponível em: http://houaiss.uol.com.br/>. Acesso em: 2 set. 2014.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Letramento informacional: pesquisa, reflexão e aprendizagem. Brasília: UnB, 2012. Disponível em: http://leunb.bce.unb.br/handle/123456789/22>. Acesso em: 19 jun. 2012.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. O papel da experiência na aprendizagem: perspectivas na busca e no uso da informação. TransInformação, Campinas, v. 20, n. 2, p. 149-158, maio/ago. 2008. Disponível em: http://hdl.handle.net/10482/9208> Acesso em: 15 dez. 2012.

LUPETTI, Marcélia. Gestão estratégica de comunicação. São Paulo: Thompsom Learning, 2007.

MORESI, Eduardo Amadeu; MENDES, Sérgio Regina Peixoto. Compartilhamento do conhecimento em portais corporativos. TransInformação, Brasília, v. 11, n. 11, 2010. Disponível em: http://periodicos.puccampinas.edu.br/seer/index.php/transinfo/article/view/482>. Acesso em: 28 out. 2011.

PAVONI JUNIOR, Gilberto. Geração X, Y e classe A. Information Week Brasil, São Paulo, n. 231. p. 98-100, set. 2010.

SALDANHA, Ricardo (Org.). Prêmio intranet portal 2011. Coleção Instituto Intranet Portal, 2012. Disponível em: http://www.clubedeautores.com.br/book/119842-Premio_Intranet_Portal_211>. Acesso em: 21 mar. 2012.

SGUARIO, Valéria Maria Gataz; TOMAÉL, Maria Inêz. Portal corporativo interno de um hospital universitário: um estímulo à aprendizagem organizacional. Encontros Bibli: Revista Eletrônica de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Santa Catarina, v. 16, n. 32, p. 57, 2011. Disponível em: http://www.periodicos.ufsc.br/index.php/eb/article/view/15182924.2011v16n32p57>. Acesso em: 3 ago. 2012.

WILSON, T. D. Human information behavior. Informing Science, California, v. 3, n. 2, p. 49-55, 2000. Disponível em: http://inform.nu/Articles/Vol3/v3n2p49-56.pdf >. Acesso em: 21 jun. 2013.

WILSON, T. D. On user studies and information needs. Journal of Documentation, London, v. 37, n. 1, p. 3-15, 1981. Disponível em: http://www.informationr.net/tdw/publ/papers/1981infoneeds.html>. Acesso em: 22 jun. 2013.

YANAZE, Mitsuru H. Gestão de marketing e comunicação: avanços e aplicações. São Paulo: Saraiva, 2006.




DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p257

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional