Ministério da Saúde no facebook: um estudo de caso da política de informação

Autores

  • Flávia Moraes Moreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marta Macedo Kerr Pinheiro

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p147

Palavras-chave:

Políticas de informação, informação em saúde, redes sociais,

Resumo

Introdução: O crescimento das redes sociais da internet é visível. Por todos os lados, é possível verificar pessoas que utilizam essas ferramentas em locais diversos, seja através de computador desktop, laptop, tablet ou celular. No Brasil, a rede social de maior destaque dos últimos anos é o Facebook, que alcançou 76 milhões de usuários em junho de 2013, número inédito no país. Tamanho crescimento fez com que os órgãos governamentais vissem, neste espaço virtual, um potencial local de apresentação de seus trabalhos e de comunicação com a sociedade.

Objetivos: Mas, de que forma essas relações se estabelecem e quais as influências exercidas pelas políticas públicas de informação nesta construção? A fim de analisar essas relações, foi escolhida a página do Ministério da Saúde no Facebook. O objetivo foi observar como as informações têm sido divulgadas pelo Ministério através desta rede social e avaliar a evolução do uso dessa rede desde 2010 (ano de criação da página) até os dias atuais, visando propor uma discussão da democratização do acesso à informação em saúde.

Metodologia: Estudo de caso; Observação não participante, coleta de dados e análise documentária.

Resultados: Os principais assuntos abordados pelo MS no Facebook são as ações organizacionais e programas do governo, em detrimento de postagens de orientação para uma vida saudável. Destaca-se, também, a baixa interação dos moderadores do perfil do Ministério com os usuários, percebendo-se que a maior parte dos comentários e perguntas feitos pelos públicos não é respondida pelo órgão institucional.

Conclusões: Necessidade de fortalecimento do processo de mediação das políticas de informação utilizadas pelo Ministério da Saúde no Facebook.

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Biografia do Autor

Flávia Moraes Moreira, Universidade Federal de Minas Gerais

Coordenadora de Produção na TV UFMG, Bacharel em Jornalismo/Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Especialista em Gestão Estratégica da Informação pela Escola de Ciência da Informação/UFMG, Mestranda em Ciência da Informação (UFMG).

Marta Macedo Kerr Pinheiro

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Sistemas de Informação e gestão do Conhecimento da Universidade FUMEC ; Professora colaboradora do programa de Pós-Graduação em  Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais, Brasil.

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Publicado

2015-12-21

Como Citar

Moreira, F. M., & Kerr Pinheiro, M. M. (2015). Ministério da Saúde no facebook: um estudo de caso da política de informação. Informação & Informação, 20(3), 147–174. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p147

Edição

Seção

Artigos