Informação e esporte: a informação esportiva e sua relação com clubes de futebol

Carlos Francisco Bitencourt Jorge, Marta Lígia Pomim Valentim

Resumo


Introdução: Apresenta conceitos acerca da informação, bem como seu uso no contexto esportivo. Discorre sobre as relações entre a informação e o ambiente esportivo, mais precisamente em clubes de futebol, delimitando-a como informação esportiva.

Objetivo: Descreve a tipologia da informação esportiva, seus principais tipos, fontes e ambientes, visando uma maior compreensão sobre esse tipo de informação. Analisa as relações entre informação e ambiente esportivo, mais precisamente em clubes de futebol. Explica o comportamento informacional neste tipo de organização e o impacto deste para os processos de tomada de decisão.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica sobre as temáticas da pesquisa alinhada ao processo de observação direta nas atividades realizadas por um clube de futebol.

Resultados: Apresenta resultados relacionados a utilização da informação no processo decisório em diferentes níveis de um clube de futebol.

Conclusão: Demonstra a importância do uso da informação no contexto esportivo, bem como a delimitação das informações esportivas relacionadas aos clubes de futebol. Evidencia a informação esportiva como importante componente, responsável por propiciar diferenciais competitivos, visando gerar vantagem competitiva no contexto do esporte.

Palavras-chave


Informação Esportiva. Diferenciais Competitivos. Inteligência Competitiva. Clubes de Futebol.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p183

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional