Prospecção de cenários e monitoramento informacional como ferramentas de inteligência competitiva para o planejamento de políticas públicas no estado de Goiás

Autores

  • Arielle Lopes de Almeida Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) / Universidade Federal de Goiás (UFG)
  • João de Melo Maricato Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p248

Palavras-chave:

Inteligência estratégica, Planejamento Governamental – Estado de Goiás, Ambiente informacional, Prospecção de Cenários, Monitoramento Informacional

Resumo

Introdução: A inteligência estratégica pode ser vista como um processo informacional contínuo que visa identificar relações e conexões para construir cenários futuros de forma a minimizar riscos e ações irrefletidas. Reconhece a importância de um ambiente informacional voltado à obtenção, criação, compartilhamento e internalização do conhecimento, inclusive no setor público.

Objetivo: Assim, o objetivo a pesquisa é identificar as atividades de inteligência que estão sendo utilizadas para o planejamento do estado de Goiás.

Metodologia: Utiliza como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica e entrevista. Trata-se de estudo de caso, com apoio em uma pesquisa qualitativa descritiva. Identifica e analisa as atividades de inteligência utilizadas nas secretarias de Gestão e Planejamento, Indústria e Comércio e Segurança Pública.

Resultados: Foi possível identificar que no estado de Goiás não existe um processo unificado de prospecção e monitoramento. Existem investimentos em atividades de inteligência, porém, estes não estão efetivamente implementadas ou bem gerenciadas.

Conclusão: Apesar de a inteligência estratégica servir como orientadora do processo de prospecção e monitoramento. Indica os principais cenários a serem acompanhados, na administração pública, no estado de Goiás, existem lacunas na sua utilização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Arielle Lopes de Almeida, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás) / Universidade Federal de Goiás (UFG)

Especialista em Avaliação de Ambientes Informacionais. Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Goiás. Bibliotecária da Pontifícia Universidade Católica de Goiás. 

João de Melo Maricato, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Ciência da Informação pela Universidade de São Paulo. Professor da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Almeida, A. L. de, & Maricato, J. de M. (2015). Prospecção de cenários e monitoramento informacional como ferramentas de inteligência competitiva para o planejamento de políticas públicas no estado de Goiás. Informação & Informação, 20(3), 248–273. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p248

Edição

Seção

Artigos