Disclosure e transparência no setor público: uma análise da convergência dos princípios de governança

Luzia Zorzal, Georgete Medleg Rodrigues

Resumo


Introdução: Estudos sobre disclosure das instituições privadas são frequentes, mas não ocorrem quando se trata das instituições públicas, onde a divulgação de informações da gestão é ainda muito limitada.

Objetivo: O artigo parte de uma pesquisa de doutorado em Ciência da Informação em andamento, investiga os princípios de disclosure e transparência à luz das boas práticas de governança aplicadas ao setor público para redução da assimetria da informação e apresenta um recorte da referida pesquisa.

Metodologia: Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa bibliográfica e análise de conteúdo para identificar os princípios e padrões de boas práticas de governança recomendados para a administração pública, objetivando sistematizar essas recomendações como instrumentos de governança e verificar a convergência dos princípios de disclosure e transparência.

Resultados: Os resultados parciais demonstram convergência dos princípios disclosure e transparência.

Conclusões: Indicam que as instituições públicas devem se preocupar em implantar as práticas de boa governança como forma de mitigar a assimetria informacional.


Palavras-chave


Disseminação da Informação; Organização da Informção; Compartilhamento da Informação.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p113



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional