Biblioteca Eletrônica da Embrapa Cerrados: estudo de usuário

Autores

  • Maria Elisabeth Salviati Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados
  • Daniela Henrique de Oliveira Duarte Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p457

Palavras-chave:

Biblioteca digital, Estudo de usuário, Recuperação de informação, Tecnologia agropecuária.

Resumo

Introdução: Apresentam-se os resultados da pesquisa realizada com os usuários da Biblioteca Eletrônica da Embrapa Cerrados - sítio da Internet, implantado em 2004, que organiza, armazena e disponibiliza na íntegra a produção técnico-científica publicada pela Empresa.

Objetivo: O objetivo era levantar o perfil do usuário e efetuar uma avaliação precisa do sítio.

Metodologia: A coleta de dados foi efetuada por meio de questionário online. Colheram-se dados demográficos, hábitos e recursos de consulta: navegação, tempo de carga das páginas, ajuda, leiaute e terminologia. A análise dos dados foi efetuada pelo aplicativo SPSS - Statistical Package for the Social Sciences.

Resultados: Constatou-se que os usuários principais são estudantes e engenheiros agrônomos, jovens com até 30 anos de idade, oriundos do Distrito Federal, pertencentes às universidades e escolas superiores, que estão em busca de atualizar o conhecimento. Em seguida, aparecem os usuários de: órgãos públicos; empresas particulares; Embrapa; agronegócios; governo federal; colégios e escolas; associações e organismos não governamentais; extensão rural; cooperativas e sindicatos. Esses usuários não apresentaram dificuldades para usar o serviço.

Conclusões: O serviço atende bem, porém, algumas sugestões de melhoria foram apresentadas e poderão ser desenvolvidas. Além disso, a constatação de pouca demanda oriunda de sítios, fazendas, empresas de extensão rural, cooperativas e sindicatos indica a necessidade de se projetar novos produtos e serviços direcionados a esse outro público.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Elisabeth Salviati, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados

Possui graduação em Biblioteconomia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (1973), mestrado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1983) e doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Brasília (1997). Atualmente é analista A da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária. Tem experiência na área de Tecnologia da Informação, com ênfase nos seguintes temas: publicações eletrônicas, hipermídia, recuperação de informação, biblioteca digital, estudo de usuários.

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0455794251567189

Daniela Henrique de Oliveira Duarte, Centro de Pesquisa Agropecuária dos Cerrados

Possui Pós-Graduação (lato sensu) em Produção de Software com Ênfase em Software Livre pela Universidade Federal de Lavras (2007) e graduação em Tecnologia em Processamento de Dados pelo Centro Universitário de Brasília (1998). Atualmente é Analista de Sistemas - Embrapa Cerrados. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em desenvolvimento e manutenção de sistemas e sites.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6847544044575858

Downloads

Publicado

2015-12-21

Como Citar

Salviati, M. E., & Duarte, D. H. de O. (2015). Biblioteca Eletrônica da Embrapa Cerrados: estudo de usuário. Informação & Informação, 20(3), 457–486. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p457

Edição

Seção

Artigos