Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação

Autores

  • Franciele Merlo Universidade Federal de Santa Maria.
  • Glaucia Vieira Ramos Konrad Universidade Federal de Santa Maria.

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p26

Palavras-chave:

Documento, História, Memória, Patrimônio Documental, Acesso à Informação

Resumo

Introdução: A História é registrada em documentos que formam um conjunto: o patrimônio documental.

Objetivo: Este estudo tem por finalidade identificar a importância da preservação do patrimônio documental em meio à relação documento, história e memória, com vistas ao acesso à informação.

Metodologia: Do ponto de vista dos procedimentos metodológicos utilizados, trata-se de uma pesquisa bibliográfica. Assim, delimitou-se o uso de materiais publicados em livros, periódicos ou internet.

Resultados: No Brasil, a Constituição Federal de 1988 definiu os documentos públicos como patrimônio cultural do país. Esse patrimônio constitui a memória da sociedade; portanto é preciso preservá-lo para que os cidadãos brasileiros possam acessá-lo quando necessário. O direito de acesso, previsto constitucionalmente, foi regulamentado pela Lei de Acesso à Informação.

Conclusões: a lei de acesso é considerada um marco para a sociedade brasileira exercer seus direitos. O intuito da preservação do patrimônio documental é possibilitar aos cidadãos o acesso à memória para construir sua identidade. A relação documento, história e memória é pouco abordada por pesquisadores brasileiros, sob o ponto de vista da necessidade de preservação do patrimônio documental visando ao direito da sociedade de acesso à informação. Desta maneira, instiga-se um maior desdobramento acerca do tema apresentado.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Franciele Merlo, Universidade Federal de Santa Maria.

Mestranda do Programa de Pós-Graduação Profissionalizante em Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Santa Maria (PPGPPC/UFSM).

Glaucia Vieira Ramos Konrad, Universidade Federal de Santa Maria.

Doutora em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professora de Arquivologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Downloads

Publicado

2015-03-22

Como Citar

Merlo, F., & Konrad, G. V. R. (2015). Documento, história e memória: a importância da preservação do patrimônio documental para o acesso à informação. Informação & Informação, 20(1), 26–42. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p26

Edição

Seção

Artigos