Impacto do projeto “Cordel no espaço escolar” nas bibliotecas escolares de João Pessoa-PB

Danielle Dos Santos Souza Belisario, Maria Elizabeth Baltar Carneiro de Albuquerque

Resumo


Introdução: O incentivo à leitura e disseminação da Literatura de Cordel foram os principais aspectos que nos motivaram a trabalhar o projeto “Cordel no Espaço Escolar”.

Objetivo: Diagnosticar o impacto causado pelo projeto nas bibliotecas ou salas de leitura das escolas públicas da cidade de João Pessoa – Paraíba.

Metodologia: O método utilizado foi o quali-quantitativo, considerando os aspectos qualitativos – como a reflexividade do pesquisador e as opiniões dos respondentes – quanto aos aspectos quantitativos por verificar as porcentagens obtidas através da aplicação do questionário. O corpus do trabalho foi constituído por cinquenta escolas que foram beneficiadas com a doação dos cordéis. Como amostra, foram selecionadas dezesseis escolas do bairro do Cristo Redentor. Como técnica de pesquisa para coleta de dados foi utilizado o questionário.

Resultados: Constatamos que os professores trabalharam os folhetos de cordel em sala de aula e desenvolvem várias atividades além do incentivo à leitura.

Conclusões: Identificou-se que o projeto “Cordel no Espaço Escolar”, teve forte influência no incentivo à leitura. Despertou nos professores e alunos a importância para valorização da cultura, ao deixar em cada escola a riqueza cultural que representa o cordel e as inúmeras atividades didáticas que podem ser realizadas com este suporte.


Palavras-chave


Biblioteca Escolar; Literatura de Cordel; Incentivo à leitura

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n1p250



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional