Gestão da informação e do conhecimento: origens, polêmicas e perspectivas.

Ricardo Rodrigues Barbosa

Resumo


O artigo apresenta e discute os conceitos e a importância da informação e do conhecimento no contexto empresarial. Compara a gestão da informação e a gestão do conhecimento, e os aspectos relacionados com a origem e a evolu-ção destas disciplinas. Evidencia o uso da tecno-logia da informação e seu valor para a gestão da informação e do conhecimento. Aborda os me-andros de sustentação e os preceitos da gestão do conhecimento e ressalta que mais do que um modismo ela é uma temática que está se conso-lidando em pesquisas e publicações científicas. Conclui que a informação e o conhecimento são fenômenos indissociáveis e complementares da vida organizacional, e que as inovações tecnoló-gicas das áreas de computação e de telecomu-nicações contribuem para o compartilhamento de informação e conhecimento nas organiza-ções.

Palavras-chave


Gestão da Informação; Gestão do Conhecimento; Tecnologias de informação; Conhecimento Organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n1espp1



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional