Fluxos de informação na perspectiva organizacional

Danielly Oliveira Inomata, Wánderson Cássio Oliveira Araújo, Gregório Varvakis

Resumo


Introdução: Os fluxos de informação são os princípios vitais que suportam os processos, a tomada de decisão e o desenvolvimento de produtos na organização.

Objetivo: Apresentar e descrever os modelos de fluxos de informação encontrados na literatura e difundidos na Ciência da Informação, destacando as etapas, os contextos e os principais resultados identificados.

Metodologia: Busca exploratória, seguindo os seguintes critérios para a seleção dos modelos: a) apresentação de um modelo esquematizado; b) descrição das etapas que compõe o fluxo.

Resultados: São detalhados oito modelos, os quais reproduzem com eficiência o processo de gestão da informação baseada nos fluxos informacionais. Os modelos apresentam características similares, mas possuem um viés especifico, seja aplicada a comunicação, à administração da informação ou um viés mais cognitivo. Identificaram-se elementos e aspectos que influenciam o fluxo da informação.

Conclusões: No contexto organizacional a agregação de valor à informação, que percorre o fluxo, deve estar alinhada aos objetivos da organização. O estudo do fluxo permite caracterizar um processo enxuto e simples, a partir da identificação de seus elementos, considerando também o elemento homem como artefato para ter conhecimento e integrar este processo.


Palavras-chave


Fluxos de informação; Modelos; Gestão da informação; Organizações; Valor

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p203

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional