Uma compreensão dos fundos arquivísticos sob o enfoque da análise de domínio.

Autores

  • Leandro R. Negreiros Escola de Ciência da Informação UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p79

Palavras-chave:

Análise de Domínio. Gestão de Documentos Arquivísticos. Organização da Informação. Recuperação da Informação. Arquivos.

Resumo

O artigo procura buscar uma aproximação com a teoria de Birger Hjørland, identificando as instituições públicas e privadas produtoras de documentos arquivísticos como domínios específicos de conhecimento, que: (a) produzam documentos decorrentes de suas atividades e funções; (b) possuam terminologia especializada; (c) requeiram análises estruturais e históricas para a determinação da organicidade dos documentos e estabelecimento do princípio de proveniência; (d) abranjam uma comunidade de usuários com necessidades de acesso a documentos e necessidades informacionais complexas e específicas; e (e) utilizam sistemas inteligentes para recuperação e organização de documentos arquivísticos. Utilizando-se as abordagens propostas será possível alcançar melhorias na gestão de documentos arquivísticos no que se refere a manutenção de proveniência e autenticidade dos documentos, otimização de sistemas informatizados de gerenciamento de documentos e eficácia na recuperação da informação em arquivos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Leandro R. Negreiros, Escola de Ciência da Informação UFMG

Mestre em Ciência da Informação pelo Programa de Pós-Graduação da Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Downloads

Publicado

2008-11-30

Como Citar

Negreiros, L. R. (2008). Uma compreensão dos fundos arquivísticos sob o enfoque da análise de domínio. Informação & Informação, 13(2), 79–95. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2008v13n2p79

Edição

Seção

Artigos