Livro eletrônico e sua utilização por alunos de graduação de uma universidade federal

Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Aline de Queiroz Lopes

Resumo


Introdução: Os livros eletrônicos (e-books) vem ganhando notoriedade no mercado e na pesquisa acadêmica. As bibliotecas universitárias apostam no empréstimo de conteúdos, e não acreditam no empréstimo dos dispositivos para sua leitura.

Objetivos: Apresenta os resultados de pesquisa realizada junto aos alunos de graduação e bibliotecários do Sistema de Bibliotecas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG visando investigar como os estudantes estão utilizando livros eletrônicos e se o sistema de bibliotecas está preparado para oferecer apoio em termos de serviços e acervo.

Metodologia: Quanto à metodologia, a pesquisa realizou-se em três etapas compreendendo revisão de literatura, pesquisa qualitativa com bibliotecários (condução de entrevistas) e pesquisa quantitativa com estudantes (aplicação de questionários).

Resultados: Os principais resultados demonstram que mais de 50% dos alunos já fizeram uso de livros eletrônicos, mas cerca de 75% preferem o livro impresso para realizar suas atividades de leitura e de pesquisa. O principal formato  utilizado é o PDF e as funcionalidades mais utilizadas incluem alterar o tamanho da fonte, grifar, consultar dicionário e fazer anotações. A oferta de e-books pelo Sistema de Bibliotecas da UFMG ainda é incipiente e ocorre de forma não coordenada, através de iniciativas isoladas por unidades. Os bibliotecários apontam vantagens e desvantagens no uso do livro eletrônico.

Conclusões: O público não tem demandado mais do que é oferecido. Podendo escolher, a grande preferência do leitor da UFMG ainda é pelo livro no formato impresso.

 


Palavras-chave


Livro eletrônico; E-book; Biblioteca universitária.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p377

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional