Formas de organização e enredamento para ações sociopolíticas.

Autores

  • Sonia Aguiar UFF/ Nupef-Rits

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp20

Palavras-chave:

redes sociais, saberes especializados, contra-argumentação,

Resumo

Formas organizativas baseadas em dinâmicas de enredamento entre ONGs e movimentos sociais têm surgido e se fortalecido no Brasil, sobretudo nos últimos 15 anos, sob diferentes denominações: aliança, articulação, coalizão, fórum, rede. São configurações que se diferenciam das redes sociais de indivíduos porque seus nós são “representações” coletivas de interesses, necessidades e identidades de grupos, comunidades e populações. Suas ações coletivas envolvem processos participativos e colaborativos fortemente apoiados em produção, apropriação e compartilhamento de conhecimento e saberes especializados, que orientam escolhas ideológicas, estratégias discursivas de contra-argumentação e táticas de intervenção nas arenas e agendas da esfera pública. Para isso, precisam contar em seus quadros, ou entre os seus colaboradores, com profissionais capacitados tanto na academia quanto na aprendizagem coletiva das lutas sociais – das locais às globais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Sonia Aguiar, UFF/ Nupef-Rits

Doutora em Comunicação/Ciência da Informação pelo Ibict/UFRJ, com tese sobre redes de ONGs e movimentos sociais, professora aposentada da UFF e pesquisadora-associada do Nupef-Rits – Núcleo de Pesquisas, Estudos e Formação da Rede de Informações para o Tereiro Setor (www.nupef.org.br)

Downloads

Publicado

2007-12-15

Como Citar

Aguiar, S. (2007). Formas de organização e enredamento para ações sociopolíticas. Informação & Informação, 12(1esp), 20–45. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n1espp20

Edição

Seção

Artigos