Compreensão e estímulo para leitura na quinta série do Ensino Fundamental

Geraldina Porto Witter, Hérica Rocha Phelippe

Resumo


Objetivou-se comparar a compreensão de leitura entre meninos e meninas e o desempenho entre os alunos que têm e que tiveram estímulo familiar para leitura, bem como, a mesma atenção por parte do docente com o dos alunos que não tiveram essa estimulação. Foram participantes 19 alunos da 5ª série do ensino fundamental de uma escola pública. Para coleta dos dados foi utilizado um Questionário para verificar a estimulação familiar e escolar. O teste Cloze foi aplicado para verificar o nível de compreensão dos participantes quanto à leitura. Os resultados mostram similaridade entre os gêneros, nível de compreensão de leitura muito aquém do esperado com escassos estímulos disponíveis para colaborar com o desenvolvimento dos alunos.

Palavras-chave


leiturabilidade da família, professor de leitura, biblioteca escolar

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2007v12n2p215

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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