Websurveys como método de pesquisa.

Autores

  • Consuelo Chaves Joncew UFMG
  • Beatriz Valadares Cendon Dra. Professora Titular Escola de Ciência da Informação/UFMG
  • Nádia Ameno Doutoranda em Ciência da Informação/UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p192

Palavras-chave:

Survey, Bibliotecas Digitais de Periódicos, Estudos de usuário

Resumo

Introdução: O presente artigo relata a análise de 531 comentários extraídos de 564 mensagens recebidas de respondentes a um questionário de pesquisa de grande porte que levantou dados sobre o uso do Portal de Periódicos da Capes, por 14.763 docentes de 17 universidades federais brasileiras.

Objetivo: O estudo procura trazer mais luz sobre os desafios e dificuldades do websurvey através da análise das mensagens recebidas dos respondentes, dos fatores que as motivam, das reações dos respondentes ao websurvey e da  comparação dos resultados com outros estudos semelhantes encontrados na literatura.

Metodologia: Empregou-se uma metodologia principalmente quantitativa, com a coleta de alguns dados qualitativos. Os dados são provenientes de mensagens enviadas pelos usuários aos pesquisadores com suas comunicações sobre a pesquisa e também de alguns campos abertos do questionários do websurvey.

Resultados: Os comentários analisados corroboraram para justificar alguns desafios que os pesquisadores enfrentam, dentre eles: planejar estrutura de suporte tecnológica eficiente; manter cadastro atualizado do público alvo, do qual se possa extrair amostra representativa, e zelar continuamente para a comunicação simples e direta, que possibilite o perfeito entendimento do respondente.

Conclusões: Concluiu-se que a metodologia da websurvey ainda se encontra na infância, com vários desafios a serem assumidos, em investigações instigantes.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Consuelo Chaves Joncew, UFMG

Doutora em Ciências da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais(UFMG). Gerente na Caixa Econômica Federal.

Beatriz Valadares Cendon, Dra. Professora Titular Escola de Ciência da Informação/UFMG

Doutora em Ciência da Informação pela University of Texas at Austin. Professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Nádia Ameno, Doutoranda em Ciência da Informação/UFMG

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Downloads

Publicado

2014-12-13

Como Citar

Joncew, C. C., Cendon, B. V., & Ameno, N. (2014). Websurveys como método de pesquisa. Informação & Informação, 19(3), 192–218. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p192

Edição

Seção

Relatos de Experiência