Canais de informação dos pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR)

Ângela Maria de Oliveira, Ivani da Silva, Eunice Silva de Novais

Resumo


Este estudo tem como objetivo identificar os canais de informação utilizados pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Paraná para atender suas necessidades informacionais. O estudo, de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário composto de perguntas abertas e fechadas, que foi dividido em três partes: a primeira levanta dados do perfil do pesquisador: a faixa etária, a categoria docente, a titulação e o regime de trabalho; a segunda informa sobre as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores na UEPG e sobre a experiência profissional na instituição (ensino e pesquisa), além de outras; e a terceira, compreendendo informação e comunicação, trata sobre o comportamento dos pesquisadores em relação à busca da informação necessária para a realização de seus trabalhos; sobre os meios utilizados para atualização de conhecimentos e sobre a contribuição do Sistema de Bibliotecas da UEPG na comunicação científica dos pesquisadores. O questionário foi enviado eletronicamente para os 161 pesquisadores que estão distribuídos nos seguintes setores acadêmicos da UEPG: Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia; Setor de Ciências Exatas e Naturais; Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes; Setor de Ciências Jurídicas; Setor de Ciências Sociais Aplicadas e Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. O estudo demonstra que os pesquisadores utilizam mais os canais informais, isto é, a Internet e os colégios invisíveis, bem como as bibliotecas virtuais são mais utilizadas do que as Bibliotecas do Sistema da UEPG. Conclui-se que é necessário atualizar o acervo de periódicos e melhorar a divulgação dos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UEPG.

Palavras-chave


Canais de informação – Universidade Estadual de Ponta Grossa; Necessidades informacionais – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p54



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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