Canais de informação dos pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR)

Autores

  • Ângela Maria de Oliveira UEPG
  • Ivani da Silva UEPG
  • Eunice Silva de Novais UEPG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p54

Palavras-chave:

Canais de informação – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Necessidades informacionais – Universidade Estadual de Ponta Grossa.

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar os canais de informação utilizados pelos pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) – Paraná para atender suas necessidades informacionais. O estudo, de caráter exploratório, teve como instrumento de coleta de dados um questionário composto de perguntas abertas e fechadas, que foi dividido em três partes: a primeira levanta dados do perfil do pesquisador: a faixa etária, a categoria docente, a titulação e o regime de trabalho; a segunda informa sobre as atividades desenvolvidas pelos pesquisadores na UEPG e sobre a experiência profissional na instituição (ensino e pesquisa), além de outras; e a terceira, compreendendo informação e comunicação, trata sobre o comportamento dos pesquisadores em relação à busca da informação necessária para a realização de seus trabalhos; sobre os meios utilizados para atualização de conhecimentos e sobre a contribuição do Sistema de Bibliotecas da UEPG na comunicação científica dos pesquisadores. O questionário foi enviado eletronicamente para os 161 pesquisadores que estão distribuídos nos seguintes setores acadêmicos da UEPG: Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia; Setor de Ciências Exatas e Naturais; Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes; Setor de Ciências Jurídicas; Setor de Ciências Sociais Aplicadas e Setor de Ciências Biológicas e da Saúde. O estudo demonstra que os pesquisadores utilizam mais os canais informais, isto é, a Internet e os colégios invisíveis, bem como as bibliotecas virtuais são mais utilizadas do que as Bibliotecas do Sistema da UEPG. Conclui-se que é necessário atualizar o acervo de periódicos e melhorar a divulgação dos serviços oferecidos pelo Sistema de Bibliotecas da UEPG.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2005-09-04

Como Citar

Oliveira, Ângela M. de, Silva, I. da, & Novais, E. S. de. (2005). Canais de informação dos pesquisadores da Universidade Estadual de Ponta Grossa (PR). Informação & Informação, 10(1-2), 54–76. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p54

Edição

Seção

Comunicações