A produção sobre Educação à Distância no Open Learning: The Journal of Open and Distance Learning – Periódico da Universidade Aberta do Reino Unido

Maria Julia Giannasi-Kaimen, Ana Esmeralda Carelli, Vilma Aparecida Gimenes Cruz

Resumo


Este estudo tem como objetivo analisar a produção de artigos do periódico Open Learning: the Journal of Open and Distance Learning, publicados no período de 1999 a 2003, para estabelecer uma síntese dessa produção com vistas a melhor compreender a realidade atual em âmbito internacional e oportunizar o compartilhamento das experiências na área como subsídio à pesquisa. O estudo em questão buscou identificar algumas variáveis como: autoria, abrangência geográfica, temática, tratamento do tema e a literatura utilizada na produção do artigo. Após este estudo constatou-se que a autoria individual ainda é muito presente; aspectos relativos à tecnologia têm sido uma temática bem focalizada, porém com preocupação de maximizar o potencial da Educação a Distância; a abrangência geográfica dos artigos contempla mais os países onde a Open University é presente; os autores utilizam formas diversas para tratar seus temas, porém a mais marcante é o relato de experiência dos programas de EAD existentes nas diversas universidades. As referências de livros e de periódicos constituem-se nas fontes mais utilizadas pelos autores no periódico Open Learning. Destaca-se ainda que a Educação a Distância tem criado novas oportunidades educacionais, especialmente no nível superior.

Palavras-chave


Estudo de Produção – Open Learning; Estudo de Produção – Educação a Distância; Comunicação Científica – Educação a Distância.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2005v10n1-2p44



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional