Indexação social no Skoob: a descrição do livro “O Mundo de Sofia” a partir de tags e resenhas

Raquel Juliana Prado Leite de Sousa, Marina Benetti

Resumo


Introdução: O Skoob é uma rede social brasileira baseada na troca de informações sobre livros e revistas, que permite ao usuário, ou skoobers, a inserção de tags para a organização de suas estantes pessoais, bem como para o compartilhamento público de descrição dos recursos. A análise da etiquetagem de livros literários é um indicativo do comportamento dos leitores frente à atividade de indexação social.

Objetivo: Explorar a indexação social realizada no Skoob, a fim de analisar os conceitos utilizados em tags, comparando-os aos conceitos presentes em resenhas escritas pelos leitores.

Metodologia: Foi selecionado o livro “O mundo de Sofia: romance da história da filosofia”, de Jostein Gaarder. Primeiramente levantou-se a discrepância das tags mais populares atribuídas ao livro. Em seguida, através da Análise de Conteúdo com abordagem qualitativa, foram analisadas 30 resenhas, a fim de levantar os conceitos presentes na apreciação crítica dos leitores. Por fim, foi feita uma comparação entre os conceitos das tags e das resenhas.

Resultados: Houve discrepância entre as tags no que se refere ao número (singular e plural). Os conceitos levantados nas resenhas foram agrupados em três categorias: a) Assunto; b) Gênero; e c) Juízos de valor. Os conceitos presentes nas tags e nas resenhas, de um modo geral, foram diferentes.

Conclusão: Foi possível, através da análise das resenhas, aprofundar a compreensão de alguns conceitos presentes nas tags. Entretanto, dentre os conceitos mais citados nas resenhas apenas filosofia e mistério estão presentes entre as tags mais populares.


Palavras-chave


Indexação social. Literatura; Skoob (rede social); Análise de Conteúdo

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p520

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional