Ciência da Informação, ciência e revolução científica:breve histórico e reflexões

Autores

  • Lívia Aparecida Ferreira Lenzi
  • Ednéa Zandonadi Brambila

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p26

Palavras-chave:

Ciência da informação, Revolução científica

Resumo

O artigo traz uma breve introdução histórica da construção do saber e do nascimento da ciência, percorrendo os caminhos desde os primórdios da humanidade quando o homem se descobriu até os dias atuais, com a evolução constante da ciência, seja investigando, testando, experimentando e até refutando teorias. Aborda questões da ciência e da revolução científica, do pensamento científico moderno, da construção do saber racional a partir da observação da realidade (empirismo) e da experimentação para então chegar ao surgimento da Ciência da Informação, cujo nascimento para alguns autores tem origem no Séc. XIX com Paul Otlet e Henri La Fontaine, pioneiros da Documentação. Discute conceitos numa perspectiva histórica, concluindo ser a Ciência da Informação uma nova disciplina, uma nova forma do conhecimento que se inter-relaciona com outras disciplinas, tendo sofrido mudanças consideráveis desde a sua concepção, repensando seu objeto de estudo e reforçando a idéia de que a informação é o resultado de um processo cognitivo humano.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Lívia Aparecida Ferreira Lenzi

Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, Especialista em Gerência de Unidades de Informação pela Universidade Estadual de Londrina – UEL, Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Estadual de Londrina – UEL. Bibliotecária do Sistema de Bibliotecas da UEL.

Ednéa Zandonadi Brambila

Mestre em Ciência da Informação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas – PUCCAMP, Bacharel em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre – FAFIA. Docente do Instituto de Ensino Superior do Espírito Santo - IESES.

Downloads

Publicado

2006-02-19

Como Citar

Lenzi, L. A. F., & Brambila, E. Z. (2006). Ciência da Informação, ciência e revolução científica:breve histórico e reflexões. Informação & Informação, 11(1), 26–37. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2006v11n1p26

Edição

Seção

Artigos