Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde

Autores

  • Deborah Ribeiro Carvalho Pontificia Universidade Católica do Paraná - PUC
  • Leandro Fabian Almeida Escobar Universidade Federal do Paraná - UFPR
  • Denise Tsunoda Universidade Federal do Paraná - UFPR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p249

Palavras-chave:

Mineração de Dados. Saúde. Pontos de atenção

Resumo

Introdução: A Mineração de Dados representa uma alternativa para apoiar a decisório, mas não constitui prática regular nas atividades da Saúde. Objetivo: Revisar a literatura, identificando pontos de atenção na utilização da Mineração de Dados na área da Saúde. Metodologia: Os pontos de atenção foram obtidos mediante a análise de publicações em periódicos, sistematizados em quadros de referência cruzada e foram descobertas de regras associação e respectivas exceções. Resultados: Foram identificados 14 pontos, formando um conjunto de dados dos quais obtiveram-se 345 regras gerais e respectivas exceções. Os pontos mais citados são “previsão de eventos” e “auxílio ao planejamento” e os menos citados são “apropriação de protocolo específico” e “detecção de padrões em tempo real”. Percebe-se associação entre o “auxilio ao planejamento” e a “não detecção de padrões em tempo real”. Exceção ocorre, quando o “auxilio ao planejamento” é citado juntamente com “explicações causais”, associando-se à “detecção de padrões em tempo real”. Conclusões: Os pontos de atenção indicam critérios para a adoção da Mineração de Dados na Saúde. Destaca-se “explicações causais” que, citado em 8 artigos, determina exceções nas associações entre os demais pontos, indicando que a seleção da tarefa de mineração passa pela adequação às expectativas dos usuários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Deborah Ribeiro Carvalho, Pontificia Universidade Católica do Paraná - PUC

Possui graduação em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná (1979), mestrado em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1999), doutorado em Informática Aplicada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (2002) e doutorado em Computação de Alto Desempenho pela Universidade Federal Do Rio Janeiro (COPPE) (2005). Professor da Pontificia Universidade Católica do Paraná, Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Aplicada em Saúde e Professor Colaborador do Mestrado Em Gestao da Informacao (UFPR).

Leandro Fabian Almeida Escobar, Universidade Federal do Paraná - UFPR

Mestrando do Programa de Pós-Graduacao em Ciência e gestão da Informação

Denise Tsunoda, Universidade Federal do Paraná - UFPR

professor do Programa de Pós-Graduacao em Ciência e Gestão da Informação

Downloads

Publicado

2014-02-23

Como Citar

Carvalho, D. R., Escobar, L. F. A., & Tsunoda, D. (2014). Pontos de Atenção para o Uso da Mineração de Dados da Saúde. Informação & Informação, 19(1), 249–272. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p249

Edição

Seção

Artigos