Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná

Autores

  • Sonia Maria Marques de Oliveira TECPAR
  • Nadina Aparecida Moreno UEL
  • Vilma Aparecida Gimenes da Cruz UNOPAR

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.1999v4n1p37

Palavras-chave:

Pesquisa escolar

Resumo

A pesquisa relata a situação da pesquisa escolar de 5ª a 8ª série do 1º grau nas escolas de Londrina-PR. A amostra estratificada abrangeu 22 escolas (estaduais, municipais, particulares), 356 professores, 872 alunos e 22 atendentes de biblioteca da população existente. A coleta de dados foi realizada através de questionários, os quais foram elaborados de forma distinta para cada categoria. A análise dos dados foi realizada considerando-se os seguintes aspectos: a) conhecimento, freqüência e motivos de freqüência à biblioteca; b) compreensão dos objetivos da pesquisa; c)localização do material para a pesquisa escolar; d) orientação na elaboração da pesquisa escolar; e) comportamento de pesquisa do aluno; f) comportamento de pesquisa do professor em relação à pesquisa escolar; g) situação das bibliotecas na rede de ensino de Londrina. Os resultados apontam para o uso ineficiente da pesquisa escolar como método de aprendizagem, muito embora o aluno compreenda que a pesquisa amplia o seu conhecimento e complementa o conteúdo programático. Esta ruptura se dá por falta de orientação em sala de aula; pela falta de aproximação entre a biblioteca e o professor; pela defasagem em relação a qualidade e quantidade dos acervos das bibliotecas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

1999-07-15

Como Citar

Oliveira, S. M. M. de, Moreno, N. A., & Cruz, V. A. G. da. (1999). Diagnóstico da pesquisa escolar, no ensino de 5ª a 8ª série do 1ª grau, nas escolas de Londrina - Paraná. Informação & Informação, 4(1), 37–50. https://doi.org/10.5433/1981-8920.1999v4n1p37

Edição

Seção

Artigos