Metodologia da problematização como alternativa para o desenvolvimento do pensamento crítico em cursos de educação continuada e à distância

Maria Julia Giannasi, Neusi Aparecida Navas Berbel

Resumo


Este texto procura refletir sobre as mudanças aceleradas nos diversos setores da sociedade atual, caracterizada como sociedade da informação, em função, principalmente, das tecnologias de informação e comunicação hoje disponíveis. Reforça também a necessidade de desenvolvimento de habilidades de raciocínio de ordem superior, como o pensamento crítico, através da Metodologia da Problematização, a qual trabalha com questões complexas e informações associadas a problemas específicos da realidade social. Sugere a utilização desta metodologia em cursos de educação continuada e à distância, para suprir possíveis deficiências
conjunturais e lacunas existentes nos cursos profissionalizantes, na área da informação.

Palavras-chave


Metodologia da Problematização; Pensamento Crítico; Educação Continuada e à Distânica

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.1998v3n2p19



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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