Websites de instituições arquivísticas nacionais de tradição ibérica e ferramentas web 2.0: uma reflexão sobre a cultura participativa

Louise Anunciação Fonseca de Oliveira, Maria Teresa Navarro de Britto Matos

Resumo


Introdução: A cultura participativa, que emerge no ciberespaço, possibilita à Ciência da Informação e à Arquivologia uma extensão da concepção “do acervo ao acesso”, passando-se “do acesso a participação”. A imersão das instituições arquivísticas no mundo digital exige que sejam estabelecidas condições aos usuários para identificar, acessar, usar e colaborar com a migração para a web dos registros arquivísticos.

Objetivo: Identificar o nível de uso das ferramentas web 2.0 pelas instituições arquivísticas nacionais de países de tradição ibérica.

Metodologia: Esta pesquisa se constitui em um estudo exploratório e descritivo, a partir da observação sistemática dos websites de instituições arquivísticas nacionais de tradição ibérica.

Resultados: Como resultados da pesquisa, identificou-se que, dos 41 países analisados, 11 não potencializam a transferência e acesso às informações por não possuírem páginas na web ou ainda manterem suas páginas fora do ar. Por outro lado, 30 países possuem websites, mas em apenas 15 países identifica-se a utilização das ferramentas web 2.0.

Conclusões: Conclui-se que, em função de um contexto emergente e fortemente marcado pela necessidade do acesso à informação e pela participação dos usuários através da web, as políticas de gestão das instituições arquivísticas nacionais necessitam permanecer firmemente vinculadas ao estabelecimento de diretrizes voltadas à web 2.0.


Palavras-chave


Arquivos nacionais; Tradição arquivística Iberoamericana; Websites; Ferramentas web 2.0; Cultura participativa.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p168

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional