Bibliotecas e bibliotecários no second life: discussões

Autores

  • Maíra Prado da Silva Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).
  • Heloá Cristina Camargo de Oliveira Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p113

Palavras-chave:

Second Life, Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Bibliotecas, Bibliotecários, Desafios na atuação profissional.

Resumo

Introdução: O Second life é uma plataforma virtual tridimensional (3D) desenvolvida pela Liden Research Inc., em junho de 2003. Desde 2006, projetos incluindo bibliotecas e bibliotecários vêem sendo desenvolvidos nesse ambiente. As bibliotecas no ambiente virtual ganham espaço na medida em que instituições e órgãos representativos perceberam que o mundo virtual permite potencializar as curvas de aprendizagem de usuários e funcionários.

Objetivo: Propõe-se apresentar e discutir o ambiente do SL, seus benefícios e desafios sob o ponto de vista das bibliotecas existentes e dos bibliotecários atuantes.

Metodologia: Foi utilizada a literatura com aporte teórico, buscando-se uma reflexão da importância da inserção desse ambiente virtual em expansão para a atuação do bibliotecário em ambientes virtuais de aprendizagem.

Resultados: Percebeu-se que esses ambientes trazem o benefício do baixo custo em comparação com estruturas físicas, além da quebra das barreiras geográficas. Identificou-se, também, que as atividades realizadas nesses ambientes podem subsidiar experimentos de possíveis serviços e produtos que possam ser incorporados em organizações já existentes fisicamente.

Conclusão: A crescente popularização de ambientes como o Second Life estabelece um novo posto de atuação ao profissional da informação. Muitos são os desafios que o profissional encontrará ao adentrar em tal realidade, porém, é necessário manter-se em vanguarda e procurar desenvolver as habilidades necessárias e aproveitar o máximo da experiência que pode ser desenvolvida.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maíra Prado da Silva, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Bolsista CAPES.

Heloá Cristina Camargo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Silva, M. P. da, & Oliveira, H. C. C. de. (2013). Bibliotecas e bibliotecários no second life: discussões. Informação & Informação, 18(2), 113–129. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p113

Edição

Seção

Artigos