Bibliotecas e bibliotecários no second life: discussões

Maíra Prado da Silva, Heloá Cristina Camargo de Oliveira

Resumo


Introdução: O Second life é uma plataforma virtual tridimensional (3D) desenvolvida pela Liden Research Inc., em junho de 2003. Desde 2006, projetos incluindo bibliotecas e bibliotecários vêem sendo desenvolvidos nesse ambiente. As bibliotecas no ambiente virtual ganham espaço na medida em que instituições e órgãos representativos perceberam que o mundo virtual permite potencializar as curvas de aprendizagem de usuários e funcionários.

Objetivo: Propõe-se apresentar e discutir o ambiente do SL, seus benefícios e desafios sob o ponto de vista das bibliotecas existentes e dos bibliotecários atuantes.

Metodologia: Foi utilizada a literatura com aporte teórico, buscando-se uma reflexão da importância da inserção desse ambiente virtual em expansão para a atuação do bibliotecário em ambientes virtuais de aprendizagem.

Resultados: Percebeu-se que esses ambientes trazem o benefício do baixo custo em comparação com estruturas físicas, além da quebra das barreiras geográficas. Identificou-se, também, que as atividades realizadas nesses ambientes podem subsidiar experimentos de possíveis serviços e produtos que possam ser incorporados em organizações já existentes fisicamente.

Conclusão: A crescente popularização de ambientes como o Second Life estabelece um novo posto de atuação ao profissional da informação. Muitos são os desafios que o profissional encontrará ao adentrar em tal realidade, porém, é necessário manter-se em vanguarda e procurar desenvolver as habilidades necessárias e aproveitar o máximo da experiência que pode ser desenvolvida.


Palavras-chave


Second Life; Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Bibliotecas; Bibliotecários; Desafios na atuação profissional.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p113

  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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