Objetos digitais: em busca da precisão conceitual
Resumo
Introdução: A preservação digital tem como objetivo garantir o acesso permanente à informação digital. É um campo de conhecimento ainda em construção, com a consequente falta de precisão terminológica, conceitual e carente de uma teoria consolidada. Igualmente, o elemento central do estudo – o objeto digital – tem a necessidade de ser melhor compreendido.
Objetivo: Investigar e apresentar uma conceituação de objeto digital, com o propósito de aprofundar o conhecimento acerca das suas características, pretendendo com isso contribuir no desenvolvimento de projetos de preservação digital.
Metodologia: Análise e sistematização de conceitos de objeto digital com o uso de representações esquemáticas de relações significativas conhecidas como mapas conceituais, desenvolvidas por Joseph Novak, com o apoio do software CmapTools.
Resultados: Frequentemente o termo “objeto digital” é usado de forma intercambiada com termos como: artefato digital, documento digital, recurso digital, material digital e arquivo de computador. Porém o conceito de objeto digital pode ser simples ou complexo dependendo das diferentes abordagens e escopo.
Conclusões: O estudo permitiu melhor compreensão do conceito de objeto digital e embora os modelos analisados apresentem diferenças de granularidade e objetivo, percebeu-se que com algum esforço é possível a sua integração conceitual.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p77
Inf. Inf.
ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
e-mail: infoeinfo@uel.br
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional