Cibercidades: as tecnologias de comunicação e a reconfiguração de práticas sociais

Autores

  • Gabriela Scroczynski Fontes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)
  • Icléia Rodrigues de Lima e Gomes Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p60

Palavras-chave:

Cibercidade, Tecnologia da comunicação, Modernidade líquida, Práticas sociais.

Resumo

Introdução: Este trabalho se baseia na ideia de que, em tempos de modernidade líquida, as cidades, principalmente os espaços urbanos, se modificam constantemente e ganham mais destaque enquanto espaços de fluxo de comunicação.  E o atual modelo de cidade, a cibercidade, consiste numa fusão entre os espaços físicos e virtuais, possibilitada a partir da internet e das diversas ferramentas e dispositivos móveis de comunicação.

Objetivo: Apresentar algumas das características do tempo presente e propor uma discussão sobre a participação das tecnologias da comunicação na configuração e reconfiguração dos espaços urbanos, assim como das relações e práticas sociais.

Metodologia: Revisão bibliográfica

Resultados: As tecnologias da comunicação participam de um processo de reconfiguração tanto do espaço urbano quanto cultural.

Conclusões: Percebe-se que os avanços tecnológicos e as novas possibilidades de conexão e comunicação geram inúmeras perspectivas de relacionamento, de se fazer presente no meio social e de se relacionar com a nova estrutura de espaço urbano que vem se formando, assim como com o espaço digital, de forma a (re)configurar espaços e práticas e relações sociais.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Gabriela Scroczynski Fontes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Mestranda em Estudos de Cultura Contemporânea pela Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO/UFMT).

Icléia Rodrigues de Lima e Gomes, Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT)

Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da Universidade Federal de Mato Grosso (ECCO/UFMT).

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Fontes, G. S., & Lima e Gomes, I. R. de. (2013). Cibercidades: as tecnologias de comunicação e a reconfiguração de práticas sociais. Informação & Informação, 18(2), 60–76. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p60

Edição

Seção

Artigos