A temática recepção na revista Ciência da Informação: estudo da produção

Autores

  • Fernanda Mecking Arantes Universidade Estadual de Londrina – UEL
  • Ana Esmeralda Carelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p20

Palavras-chave:

Recepção, Comunicação científica, Análise de citação.

Resumo

Introdução: Analisa a produção sobre o tema Recepção veiculada na revista Ciência da Informação.

Objetivo: Avaliar a produção científica na Ciência da Informação sobre tema Receção, verificando de quais áreas do conhecimento foi apropriado o conceito, quais  áreas de origem dos autores dos artigos e dos autores mais citados.

Metodologia: Analisou-se a produção veiculada na revista Ciência da Informação, do Ibict, por meio de análise bibliométrica e da análise de citação.

Resultados: O resultado da busca foi 18 artigos publicados entre 1987 a 2007. Dos 33 autores arrolados, apenas 12 são da Ciência da Informação. Constatou-se uma tendência de autoria coletiva (11 artigos). Os autores mais citados nos artigos foram: Pierre Lévy, Maria Nélida González de Gómez e Aldo Barreto. As  mais citadas foram: “As tecnologias da inteligência”, de Pierre Lévy, citada em 3 artigos; “A informação: dos estoques às redes”, de Maria Nélida González Gómez, “A arqueologia do saber”, de Michel Foucault, que receberam 2 citações de diferentes artigos.

Conclusões: A quantidade de disciplinas inter-relacionadas bem como as diferentes linhas de pensamento não surpreendem, tendo-se em vista que a Ciência da Informação é uma ciência pós-moderna. Além disso, percebeu-se a necessidade de estabelecer uma definição de recepção para a Ciência da Informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Fernanda Mecking Arantes, Universidade Estadual de Londrina – UEL

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL). Bibliotecária da Prefeitura do Município de Maringá.

?

Ana Esmeralda Carelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas. Docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Downloads

Publicado

2013-08-30

Como Citar

Arantes, F. M., & Carelli, A. E. (2013). A temática recepção na revista Ciência da Informação: estudo da produção. Informação & Informação, 18(2), 20–36. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n2p20

Edição

Seção

Artigos