O que é Ciência da Informação?

Autores

  • Carlos Alberto Ávila Araújo Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p01

Palavras-chave:

História da Ciência da Informação. Epistemologia da Ciência da Informação. Conceito de informação.

Resumo

Introdução: Apresenta um panorama da Ciência da Informação em três momentos. Inicialmente, seu surgimento e consolidação na década de 1960, como confluência de vários fatos: a distinção em relação à Arquivologia, à Biblioteconomia e à Museologia; a relação com a Documentação; a ocupação do espaço institucional da Biblioteconomia; as atividades dos primeiros “cientistas da informação”; as tecnologias da informação; e o uso da Teoria Matemática. Objetivo: Analisar a ampliação vivida nas décadas seguintes com o desenvolvimento de subáreas, das caracterizações do campo e da evolução do conceito de informação. Metodologia: Revisão de Literatura. Resultados: São apresentadas as tendências contemporâneas: as sistematizações da área, os três modelos para o estudo da informação e o desafio recente de diálogo com a Arquivologia, a Biblioteconomia e a Museologia. Conclusões: muitos processos e eventos aconteceram no campo da Ciência da Informação nestes últimos 45 anos. Diferentes subáreas foram formadas, conceitos formulados e reformulados, caracterizações problematizadas e discutidas, relações com outros campos de conhecimento tensionadas e concretizadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Carlos Alberto Ávila Araújo, Escola de Ciência da Informação da Universidade Federal de Minas Gerais

Professor adjunto da Escola de Ciência da Informação da UFMG. Pós-doutor pela Universidade do Porto, doutor em Ciência da Informação pela UFMG.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Araújo, C. A. Ávila. (2013). O que é Ciência da Informação?. Informação & Informação, 19(1), 01–30. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p01

Edição

Seção

Artigos