Diretrizes para uma metodologia de modelagem da informação na Câmara dos Deputados

Débora Andrade Cavalcanti, Mônica Erichsen Nassif

Resumo


Introdução: Estabelece diretrizes para a elaboração de uma metodologia para modelagem da informação na Câmara dos Deputados, com base na análise teórica dos elementos que compõem uma arquitetura da informação e dos princípios de organização da informação, organização do conhecimento e gestão da informação.

Objetivo: Possibilitar a integração, o compartilhamento e a organização da informação, contribuindo de forma efetiva para a implantação de um modelo de arquitetura da informação na Câmara dos Deputados.

Metodologia: Revisão de literatura e pesquisa documental.

Resultados: Apresenta as diretrizes para modelagem da informação, aplicadas às necessidades e práticas informacionais da Câmara dos Deputados.

Conclusões: A organização da informação está diretamente relacionada com a representação da informação, que consiste no objeto da modelagem da informação; que as diretrizes propostas neste trabalho representam um meio para a implantação de uma arquitetura da informação na Câmara dos Deputados.

Palavras-chave


Arquitetura da Informação; Organização da Informação; Organização do Conhecimento; Gestão da informação; Modelagem da informação

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p125



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional