Gestão da Informação no Blog De Olho na CI

Autores

  • Isa Maria Freire Universidade Federal da Paraíba
  • Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos Universidade Federal do Ceará
  • Breno Oliveira Nóbrega do Nascimento Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p95

Palavras-chave:

Gestão da Informação. Agregados de informação. Blog De Olho na CI

Resumo

Introdução: O uso dos meios de comunicação de massa, das tecnologias digitais e da rede Internet, transformaram o cotidiano dos seres humanos. Com a popularização desses recursos, passamos a utilizar os meios de comunicação disponíveis para compartilhar informações, tanto no ambiente real quanto no espaço virtual, lidando com aspectos de produção e comunicação da informação, questões essas que dizem respeito à temática da gestão da informação. Objetivo: Analisar o Blog de Olho na CI na perspectiva da gestão da informação e dos estudos acerca dos agregados de informação. Metodologia: Realizou-se um levantamento documental na literatura em Ciência da Informação sobre os estudos desenvolvidos acerca dos agregados de informação. Assim, analisamos o Blog De Olho na CI nesta perspectiva, alinhada as pesquisas de gestão da informação desenvolvidas na Ciência da Informação. Resultados: Conforme a pesquisa, o Blog De Olho na CI atua como um agregado de informação, cumprindo as duas funções indicadas pela literatura: produção e transferência de informação. Conclusões: A informação é um ponto central entre Política e Gestão no ambiente governamental, institucional ou virtual, considerando as iniciativas em prol ao acesso livre à informação e ao uso de softwares livres. O blog De olho na CI é uma dessas iniciativas, um agregado de informações onde as funções produção e transferência da informação se harmonizam e criam oportunidades de compartilhamento de novas informações. Num ciclo virtuoso de busca, produção e distribuição da matéria-prima mais importante na sociedade contemporânea: a informação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Isa Maria Freire, Universidade Federal da Paraíba

Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Brasil. Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Raimundo Nonato Ribeiro dos Santos, Universidade Federal do Ceará

Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará, Brasil. Bibliotecário da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba, Brasil.

Breno Oliveira Nóbrega do Nascimento, Universidade Federal da Paraíba

Bacharelando em Biblioteconomia na Universidade Federal da Paraíba, Brasil. Bolsista do Programa Interinstitucional de Bolsas de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, Brasil.

Downloads

Publicado

2013-12-01

Como Citar

Freire, I. M., Santos, R. N. R. dos, & Nascimento, B. O. N. do. (2013). Gestão da Informação no Blog De Olho na CI. Informação & Informação, 19(1), 95–111. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n1p95

Edição

Seção

Artigos