Avaliação das noções de Digital Object Identifier (DOI) em alunos de um curso a distância de Pós-Graduação Lato Sensu

Ricardo Shitsuka, Dorlivete Moreira Shitsuka, Rabbith I.C.S. Risemberg

Resumo


Introdução: Mais de um milhão de estudantes se graduam anualmente no Brasil e muitos seguem para cursos de Pós-Graduação Lato sensu. Estes são voltados para o mercado profissional e acadêmico. Neles é interessante que se aprendam as noções de DOI (Digital Object Identifier), titularidade e copyright.

Objetivo: Apresentar a avaliação das noções de DOI, e gerenciamento de informação em estudantes.

Metodologia: Realiza-se uma pesquisa exploratória, qualitativa, estudo de caso do fenômeno das noções sobre DOI e conceitos relacionados. Entrevistam-se estudantes que estão concluindo seu curso de Pós-Graduação Lato sensu em uma instituição particular tradicional no segmento e localizada na Região Sudeste do Brasil.

Resultados: A grande maioria dos estudantes do estudo do caso não conhecia o DOI e outros padrões para identificação de documentos relacionados ao gerenciamento da informação. A participação na pesquisa os faz se interessarem pelo tema.

Conclusões: Poucos estudantes, desta pesquisa, conheciam o DOI e gerenciamento da informação. Associa-se este fenômeno à baixa inserção brasileira na produção científica mundial. A realização do trabalho mostrou-se incentivadora para o surgimento da motivação em se reverter esse quadro e este tipo de estudo se mostra interessante para desvelar caminhos para aumentar a produção cientifica nacional no contexto da produção mundial.

Palavras-chave


Recuperação da Informação; Disseminação da Informação; Organização da Informação; Organização do Conhecimento;

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2016v21n1p496

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional