Blogs como instrumento de legitimação de lutas sociais em Cuba

Maria das Gracas Targino

Resumo


Introdução: A partir da referência macro da Economia Política  da Comunicação, eixo teórico que analisa o desempenho econômico e político da mídia no processo de acumulação de capital, assim como do Estado e de organizações sociais, é evidente a reconfiguração da esfera pública diante do avanço do ciberespaço com suas potencialidades. Dentre estas, está a blogosfera com significativas repercussões em países mundo afora, independentemente do regime político.

Objetivos: Identificar pontos-chave da página, como: sistemática de atualização; idiomas utilizados e alcance geográfico; estudar os editoriais / temas disponibilizados, entre 1 de janeiro a 31 de março de 2012, como prática cidadã sob a ótica da análise de conteúdo. 

Metodologia: Analisam-se os blogs cubanos como espaços de luta para (re) conquista da cidadania, em especial, a página de Yoani Sánchez,  intitulada  Generación Y, e objeto central de estudo por sua repercussão internacional. 

Resultados: Os dados analisados confirmam GY como genuíno espaço de crítica à realidade do povo cubano e como alternativa à reivindicação de direitos, ao exercício de liberdade de expressão e ao intercâmbio de opiniões.

Conclusões: Oriundos de Cuba e de outras nações, comentários e comentaristas podem / devem ser objeto de estudo para aprofundamento do conhecimento sobre o blog em pauta.


Palavras-chave


Economia Política da Comunicação. Ciberespaço. Comunicação Social. Blogosfera. Blogs Cubanos.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p199

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional