Análise e aplicação do ICA-AtoM como ferramenta para descrição e acesso ao Patrimônio Documental e Histórico do município de Santa Maria – RS

Daniel Flores, Dhion Carlos Hedlund

Resumo


Introdução: Apresenta resultados preliminares de uma pesquisa de mestrado que discute e avalia a utilização do Software Livre ICA-AtoM na atividade de descrição arquivística e, acesso por meio da internet, ao acervo fotográfico do Arquivo Histórico Municipal de Santa Maria (AHMSM), RS. Esta ferramenta é amplamente compartilhada e utilizada com sucesso entre os arquivistas canadenses e espanhóis, o que abre caminho para nós, brasileiros, adaptá-la à realidade arquivística brasileira e usufruir dos recursos oferecidos por ela.

Objetivo: Avaliar a utilização do ICA-AtoM como ferramenta de auxílio para a descrição arquivística do acervo fotográfico do AHMSM, proporcionando o acesso via internet ao acervo, apresentando ao usuário as informações arquivísticas obrigatórias para cada fotografia, conforme as normas nacionais que regem a função de descrição arquivística.

Metodologia: Pesquisa exploratória, descritiva e qualitativa. A revisão da literatura acerca dos requisitos teóricos exigidos para descrição arquivística e a elaboração da descrição de parte do acervo fotográfico da instituição possibilitaram uma discussão inicial sobre os aspectos funcionais do software em relação a essa função arquivística.

Resultados: Constatou-se nesta primeira fase da pesquisa que o ICA-AtoM possui uma gama de recursos técnicos que flexibilizam e facilitam a atividade de descrição arquivística; auxilia na preservação e difusão de informações sobre o acervo e providencia o acesso à documentação por meio de representantes digitais, permitindo um alcance global através de sua interface multilíngue na internet.

Conclusões: A partir dos resultados obtidos nesta primeira fase da pesquisa, pode-se afirmar que o uso adequado do ICA-AToM, se aplicado de acordo com os critérios arquivísticos exigidos, pode facilitar atividades e trazer benefícios à instituição detentora do acervo. As reflexões decorrentes deste estudo prosseguirão por meio da continuidade da pesquisa, que já abriu caminho para uma análise posterior de maior espectro sobre a utilização do software em outras realidades documentais.


Palavras-chave


ICA-AtoM; Acesso; Descrição arquivística

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2014v19n3p86

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional