Análise bibliométrica da produção científica sobre Linked Data

Leandro Dal Pizzol, Rafeael de Moura Speroni, Airton Zancanaro, Fernando Ostuni Gauthier, José Leomar Todesco

Resumo


Introdução: Desde que Tim Berners-Lee cunhou o termo Linked Data em 2006, muitos estudos surgiram baseados nessa iniciativa. Seja na forma de movimentos de acesso à informação, seja na de aplicações baseadas nesse tipo de dados, o interesse por essa nova maneira de publicar e consumir informação na web está cada dia mais em foco.

Objetivo: Neste trabalho, apresenta-se uma revisão bibliométrica com o propósito de contribuir para o melhor entendimento e a clarificação de conceitos e termos associados à área de Linked Data.

Metodologia: Utilizou-se as bases de dados científicas Web of Science (WoS), Scopus, EBSCO e IEEE, de modo a localizar estudos existentes sobre a temática até outubro de 2012.

Resultados: Para isso, foram mapeados 148 trabalhos científicos que abordam o referido tema, escritos por 409 autores pertencentes a 160 instituições de 30 países diferentes. Pôde-se, com isso, constatar que as pesquisas sobre a temática Linked Data estão concentradas num pequeno grupo de autores, o que sugere oportunidades e espaços para pesquisas futuras.

Conclusões: Ao sintetizar as informações referentes às publicações científicas de uma determinada área, se possibilita a construção de um arcabouço teórico e que novas pesquisas sejam realizadas.

 

Palavras-chave: Linked Data; Bibliometria; Pesquisa bibliográfica; Bases de dados.  


Palavras-chave


Linked Data; Bibliometria; Pesquisa bibliográfica; Bases de dados

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2015v20n3p77

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional