Gestão da inovação através do conhecimento e socialização organizacional

Autores

  • Cassia Regina Bassan de Moraes Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC - Garça
  • Andréia Abreu Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC - Garça
  • Luana Maia Woida Faculdade de Tecnologia de Garça - FATEC - Garça

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p103

Palavras-chave:

Socialização organizacional, Gestão do conhecimento, Processos de inovação

Resumo

Introdução: A dimensão humana das organizações considera a inclusão das pessoas em seu trabalho, o uso e a aceitação das ferramentas tecnológicas disponíveis, a consciência da cooperação e entre outros fatores que constituem o ambiente, contribuem para a execução das atividades ou para a construção de conhecimento. 
Objetivo: Analisar os fatores envolvidos na socialização organizacional que contribuem aos processos de criação de conhecimento e inovação em quatro empresas de alimentos na cidade de Marília-SP. 
Metodologia: A pesquisa tem uma abordagem qualitativa através do estudo de casos múltiplos em quatro empresas de alimentos na cidade de Marília-SP, cada uma de um tamanho: micro, pequena, média e grande empresas. Os sujeitos da pesquisa foram os funcionários e donos das empresas, que responderam a um questionário semi-estruturado contendo perguntas abertas e fechadas, em seu local de trabalho. 
Resultados: Nos processos de inovação realizados pelas empresas houve dificuldades de natureza diversa, tais como as causadas pela baixa qualificação da mão de obra quando confrontada com novas formas de fazer suas atividades. No entanto, através do desenvolvimento das práticas de socialização voltadas para a inovação que ocorreu, as dificuldades foram superadas e lhes permitiu realizar novos procedimentos e alcançar os resultados esperados.  
Conclusões: As empresas estudadas revelaram grandes diferenças quanto à necessidade de institucionalizar a socialização. Uma alternativa para tirar vantagem do conhecimento e convertê-lo em benefício para a organização é criar condições adequadas para gerenciá-lo, no contexto adequado através do processo de socialização.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Bassan de Moraes, C. R., Abreu, A., & Maia Woida, L. (2012). Gestão da inovação através do conhecimento e socialização organizacional. Informação & Informação, 17(2), 103–132. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p103

Edição

Seção

Artigos