Informação, interação e mobilidade

Autores

  • Camila Maciel Campolina Alves Mantovani Escola de Ciência da Informação da UFMG
  • Maria Aparecida Moura Escola de Ciência da Informação da UFMG

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p55

Palavras-chave:

Informação, Interação, Mobilidade, Ubiquidade, Dispositivos móveis.

Resumo

Introdução: Como uma evolução do estado de permanente conexão em que se encontram os sujeitos na contemporaneidade, as mídias móveis vêm se tornando um dos principais mediadores do estar em rede.
Objetivo: Discutir as implicações da crescente interpenetração das tecnologias móveis em rede na vida social e as mudanças provocadas nas interações entre os sujeitos e entre sujeitos e informações.
Metodologia: Reflexão sobre os conceitos de informação, interação e ubiquidade, tendo em vista as relações sociais e os processos de sociabilidade inaugurados no movimento físico e, principalmente, no movimento mediado pelas tecnologias de informação e comunicação.
Resultados: A noção de interatividade, presente nas relações mediadas pelas tecnologias móveis, apresenta diferenças em relação a outras mídias digitais. No caso, aubiquidade torna-se uma característica distintiva das interações nesses dispositivos. Devido ao acesso constante aos dispositivos tecnológicos, surgem novos comportamentos e atitudes que transformam nossas capacidades produtiva e interativa.
Conclusões: As interações via dispositivos móveis, além de alterarem o uso do tempo e o papel do lugar (ubiquidade), podem nos levar a um melhor entendimento das relações entre sujeitos, informação e dispositivos tecnológicos. A questão não está em avaliar essas mudanças em relação a aspectos positivos ou negativos, mas sim constatar que o uso desses dispositivos acaba por configurar novas formas de se “estar junto”. Sob esse aspecto, acreditamos que o conceito de informação precise ser entendido para além da noção que o vincula à ação “comunicar algo a alguém”, assumindo uma dimensão relacional.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Camila Maciel Campolina Alves Mantovani, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Jornalista (UFMG/2002) e Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/2011). Desde 1999, trabalha em projetos de pesquisa em novas tecnologias de informação e comunicação com foco nos processos de produção e recepção de conteúdos digitais. Possui experiência no mercado de produtos e serviços de valor agregado para Telefonia Celular (Takenet 2003-2006). Atualmente, integra o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD) na UFMG. Suas atividades profissionais envolvem consultoria em estudos de usabilidade (User Experience Research) e métodos de pesquisa qualitativa para desenvolvimento de produtos. É professora adjunta no curso de pós-graduação em Mídias Digitais da PUC-MG e professora visitante no CPINFO/PROEX/UFMG.

Maria Aparecida Moura, Escola de Ciência da Informação da UFMG

Possui graduação em Biblioteconomia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1993), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e Pós-doutorado em Semiótica Cognitiva e Novas Mídias pela Maison de Sciences de l Homme(2006-2007). É professora titular da Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora de políticas de inclusão Informacional da UFMG (CPINFO/UFMG) e o site de vídeos digitais UFMG TUBE e o Colaboratório Digital UFMG. Coordena o Núcleo de Estudos das Mediações e Usos Sociais dos Saberes e Informações em Ambientes Digitais (NEMUSAD). Integra a equipe Multidisciplinar do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para a Web sediado na UFMG. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em tecnologias da informação. Seu escopo de estudos abrange: Semiótica aplicada aos estudos informacionais, organização da informação: fundamentos teóricos, mediações e aplicações, redes sociais aplicadas aos estudos Informacionais e análise de redes sociais (ARS) Linguagem, gêneros digitais e discurso, fontes de informação digital, Cultura informacional e organização da informação em ambientes colaborativos. Site:http:// mamoura.eci.ufmg.br
Informação, Interação e Mobilidade: fluxos informacionais em dispositivos móveis

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Mantovani, C. M. C. A., & Moura, M. A. (2012). Informação, interação e mobilidade. Informação & Informação, 17(2), 55–76. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p55

Edição

Seção

Artigos