Gestão da inovação: considerações em torno do processo de desenvolvimento de serviços
Resumo
Introdução: Inovação em serviços e o processo de Desenvolvimento de Novos Serviços (NSD), torna-se cada vez mais complexo, envolvendo uma rede de empresas parceiras que trabalham em conjunto para gerir todas as atividades e tarefas envolventes ao longo do NSD. Vários fatores contribuem para o sucesso NSD, porém o papel que estes fatores desempenham ao longo das diferentes fases do processo ainda não é bem compreendido.
Objetivos: Analisa quais são as principais fases e atividades do processo de NSD, bem como os principais fatores que influenciam o seu sucesso.
Metodologia: Trata-se de um estudo exploratório e um estudo qualitativo realizado em quatro projetos de shopping centers, que estavam em diferentes etapas do processo de desenvolvimento.
Conclusões: Os resultados do estudo indicam que o NSD tem cinco principais fases, desde a geração de ideias do novo serviço até a fase da operação. Este estudo também identificou fatores críticos do NSD no contexto das redes colaborativas, com o foco na importância da gestão da informação e da comunicação para o sucesso do novo serviço.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p133
Inf. Inf.
ISSN: 1981-8920 (versão somente online)
DOI: 10.5433/1981-8920
e-mail: infoeinfo@uel.br
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional