Gestão da inovaçãoconsiderações em torno do processo de desenvolvimento de serviços

considerações em torno do processo de desenvolvimento de serviços

Autores

  • Thais Batista Zaninelli Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p133

Palavras-chave:

Desenvolvimento de produtos, Desenvolvimento de serviços, Inovação de serviços, Fatores críticos de sucesso, Inovação

Resumo

Introdução: Inovação em serviços e o processo de Desenvolvimento de Novos Serviços (NSD tornam se cada vez mais complexos, envolvendo uma rede de empresas parceiras que trabalham em conjunto para gerir todas as atividades e tarefas envolventes ao longo do NSD. Vários fatores contribuem para o sucesso do NSD, porém o papel que esses fatores desempenham ao longo das diferentes fases do processo ainda não é bem compreendido.

Objetivo: Analisar quais são as principais fases e atividades do processo de NSD, bem como os principais fatores que influenciam o seu sucesso.

Metodologia: Trata-se de um estudo que envolve duas fases,a primeira com uma abordagem exploratória e a segunda fase qualitativa, realizado em quatro projetos de shopping centers que estavam em diferentes etapas do processo de desenvolvimento.Resultados:Os resultados do estudo indicam que o NSD tem cinco principais fases, que abrangem desde a geração de ideias do novo serviço até a fase da operação. Este estudo também identificou fatores críticos do NSD no contexto das redes colaborativas, com o foco na importância da gestão da informação e da comunicação para o sucesso do novo serviço.

Conclusões: O processo de NSD é cíclico e é fundamental o estabelecimento de redes de colaboração entre empresas parceiras. A gestão de todo o processo é crucial, entretanto a gestão da rede colaborativa também é fundamental devido às intensas interações que ocorrem entre as empresas parceiras ao longo de todo o processo.O estudo conclui que as empresas devem criar estratégias que garantam uma gestão de relacionamento eficaz, bem como uma boa comunicação entre todas as partes envolvidas nas redes colabortaivas.

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Biografia do Autor

Thais Batista Zaninelli, Universidade Estadual de Londrina

Doutora pelo Programa Doutoral em Engenharia Industrial e Gestão (Departamento de Engenharia Industrial da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2012) revalidado pelo Departamento de Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, 2012. Mestre em Gestão da Informação (Universidade do Porto, 2007) revalidado pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo - USP, 2008. Bacharel em Biblioteconomia (Universidade Estadual de Londrina, 2004). Professora Assistente Colaboradora no Departamento de Ciência da Informação (Universidade Estadual de Londrina). Dedica-se ao ensino e a pesquisa na área de Ciência da Informação e Gestão da Inovação com ênfase em práticas de inovação, processos de desenvolvimento de serviços, gestão de unidades de informação, redes colaborativas. Também desenvolve atividades no contexto do cargo de Editora Adjunto da Revista Informação & Informação, do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual de Londrina. Membro do projeto de pesquisa: Sistema de Inovação na Atuação do Profissional da Informação.

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Publicado

2012-12-15

Como Citar

Zaninelli, T. B. (2012). Gestão da inovaçãoconsiderações em torno do processo de desenvolvimento de serviços: considerações em torno do processo de desenvolvimento de serviços. Informação & Informação, 17(2), 133–155. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p133

Edição

Seção

Artigos