Os Indícios da ciência moderna aplicados à Ciência da Informação: algumas considerações

Autores

  • Jonathas Luiz Carvalho Silva Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri
  • Gustavo Henrique de Araújo Freire Universidade Federal da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p98

Palavras-chave:

Ciência moderna. Identidade. Ciência da Informação.

Resumo

Introdução: analisa os construtos epistemológicos da Ciência da Informação no âmbito da Ciência Moderna.
Problema: quais as influências teóricas, metodológicas e epistemológicas da Ciência Moderna na Ciência da Informação?
Objetivo: refletir sobre a configuração do campo da Ciência da Informação a partir dos pressupostos da Ciência Moderna.
Metodologia: consta de uma pesquisa com delineamento bibliográfico por meio de uma concepção investigativa histórica na literatura da Ciência da Informação relacionada a literatura das ciências humanas e sociais, bem como das ciências exatas.
Conclusões: a Ciência Moderna narra um conjunto de relações com a Ciência da Informação contemplando fatores diversos, tais como: relações entre as ciências naturais e a Ciência da Informação; os processos de objetividade, quantificação e experimentação aplicados no âmbito dos estudos métricos da informação e estudo de usuários e a influência dos métodos da Ciência Moderna, como o indutivo, dedutivo principalmente nos estudos sobre representação da informação e positivista que influencia nos estudos de usuários.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Jonathas Luiz Carvalho Silva, Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri

Mestre em Ciência da Informação pela UFPB. Doutorando em Ciência da Informação pela UFBA. Professor do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Ceará - Campus Cariri. Coordenador do Projeto de Extensão Modelo de Biblioteca Escolar (PEMBE). Coordenador do Projeto de Monitoria em Estudo de Usuários e Metodologia da Pesquisa (EUMEP). Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Biblioteconomia, atuando principalmente nos seguintes temas: identidade social e cultural, identidade da Biblioteconomia brasileira e aspectos teóricos, históricos e epistemológicos da Biblioteconomia e da Ciência da Informação. Trabalha ainda com projetos sociais, especialmente a partir das bibliotecas escolares, comunitárias e populares, interagindo com diversos movimentos sociais e comunitários e concebendo suas concepções sociais, educativas e culturais. Tem atuado no ensino e pesquisa com projetos, disciplinas, palestras e cursos no contexto da ciência e metodologia da pesquisa. Apresenta também estudos e reflexões sobre usuários da informação..

Gustavo Henrique de Araújo Freire, Universidade Federal da Paraíba

Editor da revista Informação e Sociedade: Estudos (UFPB). Possui graduação em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (1989), mestrado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e doutorado em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Professor do Departamento de Ciência da Informação e do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação (PPGCI) da Universidade Federal da Paraiba (UFPB). Professor do Mestrado Profissional em Gestão de Organizações Aprendentes da UFPB. Tem experiência na área de Ciência da Informação, com ênfase em Ciência da Informação, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertexto, gestão da informação, marketing, ciência da informação e comunicação da informação. Coordenador Operacional do Programa de Doutorado Interinstitucional em Ciência da Informação (UFPB, UFPE, UFMG) do Programa de Cooperação Acadêmica de Coordenação de Aperfeiçoamento do Ensino Superior - CAPES. Eleito Vice-Coordenador do Mestrado Profissional em Organizações Aprendentes para o Biênio 2011-2013. Chefe do Departamento de Ciência da Informação - DCI da Universidade Federal da Paraíba - UFPB para o biênio 2009-2011. Reeleito para o biênio 2011-2013. Membro do Conselho Editorial da Editora Universitária da Universidade Federal da Paraíba UFPB para o triênio 2008- 2011.

Downloads

Publicado

2013-10-17

Como Citar

Carvalho Silva, J. L., & Freire, G. H. de A. (2013). Os Indícios da ciência moderna aplicados à Ciência da Informação: algumas considerações. Informação & Informação, 18(3), 98–113. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p98

Edição

Seção

Artigos