O campo profissional da Gestão da Informação

Autores

  • Ana Maria Barcellos Malin FACC/ PPGCI-IBICT/UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p172

Palavras-chave:

Gestão da informação, Formação profissional, Mercado de trabalho

Resumo

Introdução: A gestão da informação, abordagem tardia da informação como objeto de interesse, materializa-se hoje, no Brasil, como um campo profissional, tanto do ponto de vista educacional como ocupacional. Tornando-se chave para o mercado de trabalho, consolida um mandato de conhecimento. 
Objetivo: Identificar instituições concretas relacionadas ao atual campo educacional e profissional da Gestão da Informação no Brasil. 
Procedimentos Metodologicos: Os indicadores de tendências nesse sentido foram obtidos de pesquisa exploratória realizada através de busca sistemática e formal na web brasileira. 
Resultados: Os resultados apontam as tendências de abordagem multidisciplinar no ensino e de estruturação do mercado de trabalho a partir dos cargos, vagas e concursos promovidos, sobretudo, pelo setor público no Brasil. 
Conclusão: Conclui sobre a necessidade de a Ciência da Informação se debruçar e aprofundar a pesquisa sobre questões derivadas dessas tendências na sociedade brasileira, tanto em relação à formação educacional e profissional como no tocante à relação entre gestão da informação e gestão pública no país.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Ana Maria Barcellos Malin, FACC/ PPGCI-IBICT/UFRJ

Economista, Mestre em Engenharia de Produção pela COPPE/ UFRJ (1974) e Doutora em Ciência da Informação pelo IBICT/UFRJ (2003). Realizou sua pesquisa de pós-doutorado, com bolsa do CNPq, desenvolvendo um modelo de avaliação da gestão da informação governamental. Atuou em diversas organizações governamentais e empresariais sendo atualmente professora adjunta da Faculdade de Administração e Ciências Contábeis (FACC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação IBICT/MCT em convênio com a FACC/UFRJ.

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Malin, A. M. B. (2012). O campo profissional da Gestão da Informação. Informação & Informação, 17(2), 172–187. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p172

Edição

Seção

Artigos