Inovação social em políticas públicas

a juventude em foco

Autores

  • Adriane Maria Arantes de Carvalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Ana Maria Pereira Cardoso Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Leticia Caroline Barche Tatemoto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Djenane Alves Costa Pio Centro Universitário UNA

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p1

Palavras-chave:

Inovação social, Inovação no setor público, Políticas públicas para juventude, Gestão em rede, Informação/formação para a juventude

Resumo

Introdução: O artigo trata a inovação social no contexto de políticas públicas para a juventude. Estabelece as bases conceituais para tratamento da questão e apresenta resultados preliminares de um estudo comparado sobre políticas para juventude e modelos de gestão para sua efetiva realização. 
Objetivo: Apresentar modelos de gestão de políticas públicas para a juventude analisadas em duas situações: a espanhola e a brasileira, valorizando a articulação da gestão em rede em prol da inovação social. 
Metodologia: Estudo exploratório que partiu da revisão de literatura, procedeu à análise documental e levantamento sistemático de informações de sites de governos estaduais e municipais brasileiros. Como observação das práticas foram estudadas a experiência européia a partir das atividades desenvolvidas pelo European Youth Information and Counselling Agency e pelo Instituto de La Juventud da Espanha e a experiência do programa estruturador PLUG Minas do governo do Estado de Minas Gerais. 
Resultados: A análise dos resultados retrata os principais focos das políticas da juventude européia e brasileira, destacando o caráter inovador do modo de gestão dessas iniciativas. 
Conclusões: A construção da autonomia, já solidificada entre os focos das políticas para a juventude na Espanha, é recente no Brasil, e começa a ganhar espaço entre políticas que visam preencher o tempo ocioso ou dar treinamento profissional. Brasil e Espanha convergem para modelos de gestão mais abertos e inclusivos em seus projetos para a juventude.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Adriane Maria Arantes de Carvalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciência da Informação. Professora do Departamento de Administração da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Ana Maria Pereira Cardoso, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Ciências da Comunicação - Universidade de São Paulo. Professora da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Leticia Caroline Barche Tatemoto, Universidade Federal de Minas Gerais

Mestre em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda em Ciência Política – Universidade Federal de Minas Gerais

 

Djenane Alves Costa Pio, Centro Universitário UNA

Pedagoga, Mestranda em Gestão Social, Educação e Desenvolvimento Local – Centro Universitário UNA

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Carvalho, A. M. A. de, Cardoso, A. M. P., Tatemoto, L. C. B., & Costa Pio, D. A. (2012). Inovação social em políticas públicas: a juventude em foco. Informação & Informação, 17(2), 1–36. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p1

Edição

Seção

Artigos