Metodologia para o monitoramento da difusão de inovação em canais de comunicação científica

Autores

  • Patricia Zeni Marchiori Universidade Federal do Paraná - DECiGI
  • Andre Luiz Appel IBICT/UFRJ
  • Eduardo Michellotti Bettoni Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR
  • Denise Fukumi Tsunoda Universidade Federal do Paraná - DECiGI

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p77

Palavras-chave:

Teoria da difusão da inovação, Canais de comunicação científica, Monitoramento da inovação – Metodologia, Inovação – condição de adoção, Visualização da informação.

Resumo

Introdução: a difusão da inovação em produtos/tecnologias se apoia no uso de diferentes canais de comunicação. As adaptações/aperfeiçoamentos veiculados entre os participantes destes canais podem ser agregadas em categorias de acordo com condições de adoção (existente, proativa, aspiracional, reativa). O monitoramento e a visualização de tais condições permitiria explorar o estado da arte da inovação e acompanhá-lo em ciclos de tempo definidos e/ou alcance geográfico para um determinado canal e/ou entre canais distintos.
Objetivos: propõe-se uma metodologia de monitoramento da difusão da inovação em canais de comunicação científica e suas respectivas condições de adoção.
Metodologia: explora-se a Teoria da Difusão da Inovação e o modelo conceitual dela derivado. Descreve-se a metodologia proposta em suas etapas qualitativa e quantitativa e apresenta resultados de teste de aplicação em um recorte de comunicações apresentadas em edições de eventos internacionais e nacionais relativos ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Jornal System.
Resultados: Aplicada aos corpora do ambiente de teste a metodologia proposta resultou na criação de vinte e nove categorias relacionadas às condições de adoção da inovação e na geração de gráficos provenientes das manipulações de três matrizes de correlação no software UCINET 6.434. Analisaram-se os gráficos obtidos no Netdraw com base em multidimensional scaling (MDS) e em frequências absolutas.  
Conclusões: validou-se a metodologia no ambiente teste, com destaque aos alertas para a execução das etapas e nas possibilidades de análise dos dados com o uso de diferentes variáveis. Considera-se que o acompanhamento, se realizado periodicamente, pode identificar tendências e/ou predição da inovação como atividade fim do monitoramento.

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Biografia do Autor

Patricia Zeni Marchiori, Universidade Federal do Paraná - DECiGI

Doutora em Ciências da Comunicação - USP

Andre Luiz Appel, IBICT/UFRJ

Bacharel em Gestão da Informação - UFPR;
Mestrando em Ciência da Informação – IBICT/UFRJ

Eduardo Michellotti Bettoni, Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR

Mestre em Ciência, Gestão e Tecnologia da Informação - UFPR

Denise Fukumi Tsunoda, Universidade Federal do Paraná - DECiGI

Doutora em Eng. Elétrica e Informática Industrial - UTFPR

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Publicado

2012-12-15

Como Citar

Marchiori, P. Z., Appel, A. L., Bettoni, E. M., & Tsunoda, D. F. (2012). Metodologia para o monitoramento da difusão de inovação em canais de comunicação científica. Informação & Informação, 17(2), 77–102. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p77

Edição

Seção

Artigos