Metodologia para o monitoramento da difusão de inovação em canais de comunicação científica

Patricia Zeni Marchiori, Andre Luiz Appel, Eduardo Michellotti Bettoni, Denise Fukumi Tsunoda

Resumo


Introdução: a difusão da inovação em produtos/tecnologias se apoia no uso de diferentes canais de comunicação. As adaptações/aperfeiçoamentos veiculados entre os participantes destes canais podem ser agregadas em categorias de acordo com condições de adoção (existente, proativa, aspiracional, reativa). O monitoramento e a visualização de tais condições permitiria explorar o estado da arte da inovação e acompanhá-lo em ciclos de tempo definidos e/ou alcance geográfico para um determinado canal e/ou entre canais distintos. Objetivos: propõe-se uma metodologia de monitoramento da difusão da inovação em canais de comunicação científica e suas respectivas condições de adoção. Procedimentos metodológicos: explora-se a Teoria da Difusão da Inovação e o modelo conceitual dela derivado. Descreve-se a metodologia proposta em suas etapas qualitativa e quantitativa e apresenta resultados de teste de aplicação em um recorte de comunicações apresentadas em edições de eventos internacionais e nacionais relativos ao Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas/Open Jornal System. Principais resultados: Aplicada aos corpora do ambiente de teste a metodologia proposta resultou na criação de vinte e nove categorias relacionadas às condições de adoção da inovação e na geração de gráficos provenientes das manipulações de três matrizes de correlação no software UCINET 6.434. Analisaram-se os gráficos obtidos no Netdraw com base em multidimensional scaling (MDS) e em frequências absolutas.  Conclusões: validou-se a metodologia no ambiente teste, com destaque aos alertas para a execução das etapas e nas possibilidades de análise dos dados com o uso de diferentes variáveis. Considera-se que o acompanhamento, se realizado periodicamente, pode identificar tendências e/ou predição da inovação como atividade fim do monitoramento.

Palavras-chave


Teoria da difusão da inovação; Canais de comunicação científica; Monitoramento da inovação – Metodologia; Inovação – condição de adoção; Visualização da informação.

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p77



  

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ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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