Inovação, tecnologias de informação e comunicação e processos disruptivos

Autores

  • Maria Jose Vicentini Jorente UNESP- Marilia
  • Natalia Nakano Unesp - Campus Marília

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p37

Palavras-chave:

Informação e tecnologias, Inovação disruptiva, Cultura digital, Computação interativa, Colaboração

Resumo

Introdução: A Inovação e seus processos, em especial no campo tecnológico, são de interesse da Ciência da Informação como ciência do humano, pois determinam o estabelecimento de novos hábitos, indicadores socioculturais relevantes para a compreensão da história das culturas. 
Objetivo: Este artigo reflete sobre as problemáticas: se e como as Tecnologias de Informação e Comunicação tem impactado a vida dos nativos digitais; se o indivíduo comum está preparado para vivenciar criteriosamente o entorno tecnológico; como o sistema vigente poderá preparar gerações futuras de profissionais; e como os adultos que cresceram no século XX, em uma sociedade analógica podem preparar os jovens do século XXI para uma realidade digital, extensivamente diferente da deles. 
Metodologia: O artigo é baseado emRevisão de Literatura. 
Resultados: À medida que a sofisticação das tecnologias avança, a sociedade tem que continuamente revisar a maneira como se apropria da informação para se ajustar a essas mudanças. 
Conclusões: Arelevância das metodologias que conduzem para ações inovadoras disruptivas em realidades hibridas,como a brasileira, com nichos de pobreza e prosperidade, pode-se dizer que é em países pobres ou com diferenças sociais tão evidentes como as do Brasil onde se denotaa necessidade de mudança de paradigma sócio tecnocultural e de uma ação inovadora.

 

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Maria Jose Vicentini Jorente, UNESP- Marilia

Professora do Departamento de Ciencia da Informação - UNESP - Marília

Natalia Nakano, Unesp - Campus Marília

Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Unesp - Marília

Downloads

Publicado

2012-12-15

Como Citar

Jorente, M. J. V., & Nakano, N. (2012). Inovação, tecnologias de informação e comunicação e processos disruptivos. Informação & Informação, 17(2), 37–54. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n2p37

Edição

Seção

Artigos