A nova configuração do paradigma cognitivo na Ciência da Informação: contribuições ao processo de conhecer do profissional da informação

Autores

  • Paula Regina Dal' Evedove Universidade Estadual Paulista
  • Mariângela Spotti Lopes Fujita Universidade Estadual Paulista

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p59

Palavras-chave:

Ciência da Informação, Ciências Cognitivas, Paradigma cognitivo, Processo de conhecer, Profissional da Informação

Resumo

Introdução: Os estudos em torno da cognição humana representam uma perspectiva relevante em Ciência da Informação, considerando-se as ações subjetivas dos profissionais da informação e o processo dialógico que deve permear a atuação dos sujeitos que lidam com a organização e representação da informação.

Objetivo: Explora a abordagem do ponto de vista cognitivo na Ciência da Informação e suas novas configurações mediante as necessidades contemporâneas de informação para refletir sobre o processo de conhecer do profissional da informação mediante a realidade social que permeia os contextos de informação.

Metodologia: Reflexão sobre aspectos teóricos que tratam do desenvolvimento cognitivo para discutir as implicações da abordagem cognitiva em Ciência da Informação e sua evolução no escopo do processamento e representação da informação.

Resultados: As pesquisas em Ciência da Informação devem considerar questões de ordem cognitiva e social que permeiam o processamento da informação e o processo de conhecer do profissional da informação, pois as estruturas de conhecimento devem ser explicadas a partir do contexto social dos sujeitos cognoscentes.

Conclusões: Tem-se a necessidade de investigar o processo de conhecer do profissional da informação sob o viés da abordagem sociocognitiva, objetivando novos subsídios para a compreensão da relação informação (manifestações cognitivas) e suas implicações na dimensão social.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Paula Regina Dal' Evedove, Universidade Estadual Paulista

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Mariângela Spotti Lopes Fujita, Universidade Estadual Paulista

Doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (USP). Docente do Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília).

Downloads

Publicado

2013-05-11

Como Citar

Dal’ Evedove, P. R., & Fujita, M. S. L. (2013). A nova configuração do paradigma cognitivo na Ciência da Informação: contribuições ao processo de conhecer do profissional da informação. Informação & Informação, 18(1), 59–81. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p59

Edição

Seção

Artigos