Fontes de informação digitais: análise das dissertações do Programa de Pós-graduação em Design da UFPE; Fuentes de información digitales: análisis de las disertaciones del programa de postgrado en design de la UFPE

Autores

  • Marília Rianny Pereira Cosmos Bibliotecária da Universidade de Pernambuco - UPE
  • Murilo Artur Araújo da Silveira Docente do Departamento de Ciência da Informação - UFPE
  • Fábio Mascarenhas e Silva Docente do Departamento de Ciência da Informação - UFPE

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p114

Palavras-chave:

Estudos de Citação, Bibliometria, Fontes de Informação Digitais, Programa de Pós-Graduação em Design, Universidade Federal de Pernambuco.

Resumo

Introdução: A informação científica tem importância fundamental para o desenvolvimento da ciência, e, portanto, a sua comunicação é crucial para que tais informações sejam divulgadas. Nesse contexto, do universo da comunicação científica, a citação é um dos elementos que materializa social e cognitivamente a informação. Assim, o artigo discute a relação entre citações e referências por meio da literatura sobre fontes de informação tradicionais e digitais e os estudos de citação.

Objetivo: Analisar as fontes de informação contidas nas referências das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com foco na disponibilidade dos documentos eletrônicos citados.

Metodologia: Trata-se de um estudo bibliométrico por meio da técnica de análise de citação, configurando-se como pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. O corpus da análise são as dissertações do ano de 2004 até o ano de 2011, totalizando 78 dissertações.

Resultados: Foram analisadas 6.108 referências, das quais 822 são digitais. Do total de fontes digitais, 534 estão disponíveis, mostrando que grande parte dos arquivos eletrônicos, ou seja, 60,5% se encontram acessíveis na Internet, com distribuição equilibrada entre as linhas de pesquisa do PPGD-UFPE.

Conclusão: Pode-se afirmar que a Pós-Graduação em Design da UFPE utiliza um número pequeno de fontes digitais, porém o mesmo dispõe de fontes confiáveis, pois grande parte cumpre com o seu principal objetivo: viabilizar sua recuperação.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Marília Rianny Pereira Cosmos, Bibliotecária da Universidade de Pernambuco - UPE

Bacharel em Biblioteconomia (UFPE).

Murilo Artur Araújo da Silveira, Docente do Departamento de Ciência da Informação - UFPE

Mestre em Ciência da Informação (PUCCAMP). Bacharel em Biblioteconomia (UFPE).

Fábio Mascarenhas e Silva, Docente do Departamento de Ciência da Informação - UFPE

Doutor em Ciência da Informação (USP). Mestre em Ciência da Informação (PUCCAMP). Bacharel em Biblioteconomia (UFPE).

Downloads

Publicado

2013-09-10

Como Citar

Cosmos, M. R. P., Silveira, M. A. A. da, & Silva, F. M. e. (2013). Fontes de informação digitais: análise das dissertações do Programa de Pós-graduação em Design da UFPE; Fuentes de información digitales: análisis de las disertaciones del programa de postgrado en design de la UFPE. Informação & Informação, 18(3), 114–137. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p114

Edição

Seção

Artigos