Fontes de informação digitais: análise das dissertações do Programa de Pós-graduação em Design da UFPE; Fuentes de información digitales: análisis de las disertaciones del programa de postgrado en design de la UFPE

Marília Rianny Pereira Cosmos, Murilo Artur Araújo da Silveira, Fábio Mascarenhas e Silva

Resumo


Introdução: A informação científica tem importância fundamental para o desenvolvimento da ciência, e, portanto, a sua comunicação é crucial para que tais informações sejam divulgadas. Nesse contexto, do universo da comunicação científica, a citação é um dos elementos que materializa social e cognitivamente a informação. Assim, o artigo discute a relação entre citações e referências por meio da literatura sobre fontes de informação tradicionais e digitais e os estudos de citação.

Objetivo: Analisar as fontes de informação contidas nas referências das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Design (PPGD) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com foco na disponibilidade dos documentos eletrônicos citados.

Metodologia: Trata-se de um estudo bibliométrico por meio da técnica de análise de citação, configurando-se como pesquisa descritiva, exploratória e bibliográfica. O corpus da análise são as dissertações do ano de 2004 até o ano de 2011, totalizando 78 dissertações.

Resultados: Foram analisadas 6.108 referências, das quais 822 são digitais. Do total de fontes digitais, 534 estão disponíveis, mostrando que grande parte dos arquivos eletrônicos, ou seja, 60,5% se encontram acessíveis na Internet, com distribuição equilibrada entre as linhas de pesquisa do PPGD-UFPE.

Conclusão: Pode-se afirmar que a Pós-Graduação em Design da UFPE utiliza um número pequeno de fontes digitais, porém o mesmo dispõe de fontes confiáveis, pois grande parte cumpre com o seu principal objetivo: viabilizar sua recuperação.


Palavras-chave


Estudos de Citação; Bibliometria; Fontes de Informação Digitais; Programa de Pós-Graduação em Design; Universidade Federal de Pernambuco.

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n3p114

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional