Conceito de Responsabilidade Social da Ciência da Informação

Joana Coeli Ribeiro Garcia, Maria das Graças Targino, Esdras Renan Farias Dantas

Resumo


Introdução: A Responsabilidade Social prevê e estimula maior interação entre organizações empresariais e sociedade, governos e sociedade, instituições e mercados, e assim sucessivamente. Antes restrita à administração, à gestão e ao marketing, em especial, ao marketing social, nos dias de hoje, tende a se expandir para os demais campos, incluindo a Ciência da Informação.

Objetivo: Apresentar conceituação em torno da expressão Responsabilidade Social da Ciência da Informação, pressupondo discussão teórica acerca da Ciência da Informação (CI) e da Responsabilidade Social (RS).

Metodologia: Análise de conteúdo, que favorece estudo quali-quantitativo a partir do estabelecimento de categorias. A análise das dissertações do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (PPGCI-UFPB) acerca da temática RS permitiu nomear 13 agrupamentos.

Resultados: O confronto entre teoria e apreciação das dissertações acata o pressuposto de que a CI como ciência essencialmente social mantém conceito sobre RS, embora não seja ele específico, e, sim, acompanhe as tendências contemporâneas, assumindo características da área da gestão. A Responsabilidade Social da Ciência da Informação volta-se, como maior frequência à promoção da cultura e a estudos sobre a função social das bibliotecas, o que corresponde à prática de uma Responsabilidade Social da Ciência da Informação voltada à Biblioteconomia. Eventualmente, isso pode se justificar pela incidência de dissertações apresentadas entre 1979 e 1987, quando o Programa mantinha área de concentração Sistemas de Bibliotecas Públicas. 

Conclusões: A responsabilidade social da Ciência da Informação é uma realidade, em termos mundiais, e, em especial, no Brasil, o que justifica sua inserção gradativa no Encontro Nacional de Pesquisa da Ciência da Informação, sob os auspícios da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação.

 

Social Responsibility Concept of Information Science

 

Introduction: The social Responsibility provides and encourages greater interactions between organizations and governments with society, as well as institution and markets. The marketing management - in special social marketing - before it was restricted to administration, however, nowadays is being studied by several areas such as information science.

Objective: To present the conceptualization about Social responsibility of Information Science based on theoretical discussion about Information Science and Social Responsibility.

Methodology: This study adopted the Content Analysis due to this technical facilitate the quali-quantitative study from establishment of categories.  Were named 13 groups based on the analysis of Post Graduate Programme of Information Science of Federal University of Paraiba (PPGCI-UFPB) dissertations.

Results: The results suggest that Information Science as essentially social keeping the concept about Social Responsibility based on contemporary tendencies, this way, assuming management characteristics. The Social Responsibility of information science involves activities such as culture promotion and studies about social function of library that means social responsibility of information science directed to librarianship. It can be justified due to number of dissertations that were presented from 1979 to 1987, since, the programme keeping Public Library Systems as concentration area.

Conclusions: The social responsibility of Information Science is a reality in the world today, and, in special in Brazil. This is what justified each more and more its insertion on National Encounter of Information Science Research under the direction of National Association for Research and Post-graduate Studies in Information Science.

 

Concepto de Responsabilidad Social de la Ciencia de la Información

 

Introducción: La Responsabilidad Social provee y promueve una mayor interacción entre las organizaciones empresarias y la sociedad, los gobiernos y la sociedad, las instituciones y los mercados, y así sucesovamente. Previamente restringida a la administración, gestión y comercialización, marketing especialmente social, hoy en día, tiende a expandirse a otros campos, incluyendo la Ciencia de la Información.

Objetivo: Presentar los conceptos en torno de la expresión Responsabilidad Social de la Ciencia de la Información, en el supuesto debate teórico acerca de la Ciencia de la Información (CI) y la Responsabilidad Social (RS).

Metodología: Análisis de contenido, o que favorezca el estudio cualitativo y cuantitativo partiendo del establecimiento de categorías. El análisis de los trabajos de conclusión del Programa de Posgrado en Ciencia de la Información de la Universidad Federal de Paraíba (PPGCI-UFPB) acerca del tema RS permitió a nombrar 13 agrupamientos.

Resultados: La comparación entre la teoría y la evaluación de los trabajos de conclusión acpta el supuesto de que la CI como ciencia esencialmente social mantiene concepto sobre la RS, aunque no es específico, y só, siga las tendencias actuales, asumiendo características del área de gestión. La Responsabilidad Social de la Ciencia de la Información se convierte, más a menudo con la promoción de la cultura y de los estudios sobre el papel social de las bibliotecas, lo que corresponde a la práctica de una Responsabilidad Social de la Ciencia de la Información centrada en la Bibliotecología. Eventualmente, esto puede ser justificados por la incidencia de los trabajos de conclusión presentadas entre 1979 y 1987, cuando el programa tenía área de concentración en Sistemas de Bibliotecas Públicas.

Conclusiones: La responsabilidade social de la Ciencia de la Información es una realidad, en nivel mundial, y en particular, en Brasil, lo que explica su inclusión gradual en el Encuentro Nacional de Investigación en Ciencia de la Información, bajo los auspicios de la Asociación Nacional de Investigación y Posgrado en Ciencia de la Información. 


Palavras-chave


Responsabilidade Social; Ciência da Informação; Responsabilidade Social da Ciência da Informação; Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

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DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n1p1



  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

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