Acessibilidade e inclusão informacional

Autores

  • Mônica Sena de Souza Universidade Federal do Ceará
  • Maria de Fátima Oliveira Costa Universidade Federal do Ceará
  • Hamilton Rodrigues Tabosa Mestrando em avaliação de Políticas Públicas, Especialista em Gestão Universitária e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Ciências da Informação da UFC.
  • Fátima Maria Alencar Araripe Universidade Federal do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p1

Palavras-chave:

Acessibilidade informacional, Pessoas com deficiência – acesso à informação, Bibliotecário – atuação

Resumo

Introdução: Aborda a atuação do profissional da informação no atendimento das demandas informacionais de pessoas com deficiência na sociedade da informação. O bibliotecário é de fundamental importância para a efetivação e sucesso na inclusão informacional das pessoas com deficiência, considerando-se, ainda, a permanente educação continuada para sua qualificação profissional.

Objetivo: Refletir sobre a atuação do bibliotecário no atendimento aos usuários com deficiência, ressaltando as necessidades de melhoria em unidades de informação, identificadas na literatura científica, no que diz respeito à acessibilidade.

Metodologia: Realizou-se uma pesquisa bibliográfica, com base na revisão de literatura em livros e artigos científicos, destacando como principais autores: Almeida (2000), Mazzoni (2001) e Sassaki (1997, 2002, 2005).

Resultados: A falta de acesso informacional por parte das pessoas com deficiência dificulta a sua participação social e política, consequentemente, reduz a sua condição de cidadania.

Conclusão: Ao bibliotecário cabe procurar educação continuada, um maior envolvimento nos eventos da área e a procura constante por capacitação profissional, o que refletirá sobre o melhor atendimento das necessidades de informação dos usuários com deficiências.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Mônica Sena de Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduada em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC).

Maria de Fátima Oliveira Costa, Universidade Federal do Ceará

Doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP/Marília). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Hamilton Rodrigues Tabosa, Mestrando em avaliação de Políticas Públicas, Especialista em Gestão Universitária e Bacharel em Biblioteconomia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor do Departamento de Ciências da Informação da UFC.

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professor do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Fátima Maria Alencar Araripe, Universidade Federal do Ceará

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora do Departamento de Ciências da Informação da Universidade Federal do Ceará (UFC).

Downloads

Publicado

2013-06-19

Como Citar

Souza, M. S. de, Costa, M. de F. O., Tabosa, H. R., & Araripe, F. M. A. (2013). Acessibilidade e inclusão informacional. Informação & Informação, 18(1), 1–16. https://doi.org/10.5433/1981-8920.2013v18n1p1

Edição

Seção

Artigos