Estratégias para Disseminação do Conhecimento Organizacional: o papel da arquitetura da informação

Thiciane Mary Carvalho Teixeira, Marta Lígia Pomim Valentim

Resumo


Introdução: As organizações estão utilizando, cada vez mais, os espaços eletrônicos/digitais (Internet/intranet/extranet) como uma forma de gerenciar eficientemente informação e conhecimento no ambiente organizacional. A gestão de insumos informacionais e de ativos intelectuais abrange desde o nível estratégico até o nível operacional, cujos resultados demonstram o fortalecimento da socialização das estratégias organizacionais.

Objetivo: Refletir sobre o papel da arquitetura da informação para a elaboração de espaços eletrônicos/digitais em ambientes organizacionais.

Metodologia: Pesquisa analítica apoiada em literatura especializada da área, fundamentada em três aspectos destacados por Morville e Rosenfeld (2006) e aplicados à arquitetura da informação: contexto, conteúdo e usuário, além dos estudos de busca e uso da informação de Choo (2006) em que também destaca três aspectos: dimensões situacionais, necessidades cognitivas e reações emocionais.

Resultados: No contexto do ambiente Web as organizações têm um grande número de sites de marcas/produtos que apresentam na maior parte nenhuma estrutura de organização ou navegação compartilhada. Os resultados mostram que quando um departamento precisa contactar outro departamento é preciso fazê-lo de forma offline.

Conclusão: A arquitetura da informação passou a ser fundamental para a elaboração de sistemas de informação gerencial, para que viabilize a fácil localização e acesso de dados e informações, bem como ajuda no desenvolvimento de estrutura hierarquias distintas para a divulgação dos conteúdos, promovendo maior qualidade e efetividade aos sistemas gerenciais.

Palavras-chave


Disseminação da informação; Conhecimento organizacional; Gestão da informação; Gestão do conhecimento; Arquitetura da informação; Sistemas de informação; Ambiente organizacional

Texto completo:

PDF


DOI: http://dx.doi.org/10.5433/1981-8920.2012v17n3p165

  

Inf. Inf.

ISSN: 1981-8920 (versão somente online)

DOI: 10.5433/1981-8920

e-mail: infoeinfo@uel.br



Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional